Moro sozinho. Posso receber Auxílio-gás em 2024?

Pagamentos do Auxílio-gás nacional voltam em fevereiro deste ano, mas as dúvidas relacionadas ao tema já chegaram
- Anúncio -

Você provavelmente já ouviu falar no Auxílio-gás nacional. Trata-se de um dos maiores programas de transferência de renda do país. O projeto em questão atende mais de 5,5 milhões de pessoas desde o ano de 2021, segundo os dados oficiais.

Contudo, o fato é que mesmo depois de tantos meses de repasses, muita gente ainda tem dúvidas sobre as regras de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Uma delas, por exemplo, tem relação com a possibilidade de liberação do benefícios para quem reside sozinho.

Famílias unipessoais

Essa dúvida cresceu muito nos últimos meses, sobretudo depois que o governo federal iniciou uma verdadeira caçada aos usuários que se registram no Cadúnico como famílias unipessoais, ou seja, pessoas que residem sozinhas.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, há uma suspeita de que ao menos uma parcela destas famílias unipessoais estejam mentindo no cadastro. Por isso, há um pente fino sendo realizado.

Moro sozinho. Posso receber Auxílio-gás?

Mas afinal de contas, isso impacta no recebimento do Auxílio-gás nacional? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a resposta é não. Não há nada que impeça uma pessoa que mora sozinha de receber o benefício, desde que ela realmente resida sozinha.

Para além disso, vale lembrar também que o cidadão precisa atender as demais regras de entrada. Veja:

Novas entradas do Auxílio-gás

As pessoas que nunca receberam o Auxílio-gás e querem entrar no projeto em 2024, precisam se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o cadastro no Cadúnico, o mais rapidamente possível.

Se você já está no Cadastro Único e ainda não conseguiu receber o saldo, a dica também é ir até uma sede mais próxima do CRAS e pedir para atualizar as suas informações. Assim, você vai passar a ter mais chances de ser selecionado para o programa social.

A próxima liberação do Auxilio gás nacional deve acontecer apenas no mês de fevereiro. Para este mês de janeiro, o governo federal deverá seguir apenas com as liberações do Bolsa Família, que volta a fazer os repasses a partir do próximo dia 18.

Uma mesma pessoa pode receber o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional ao mesmo tempo, desde que cumpra as regras de entrada dos dois benefícios.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis