CadÚnico: como fazer pré-cadastro e atualizar dados pelo celular

O Cadastro Único é um registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no país.
- Anúncio -

O CadÚnico desempenha um papel central na estrutura de assistência social do Brasil, sendo a chave para a implementação de uma variedade de programas sociais. 

Ele se destina a apoiar não somente famílias em situação de vulnerabilidade, mas também indivíduos que escolhem ou precisam viver sozinhos, enfrentando desafios financeiros.

O Cadastro Único ganhou uma nova ferramenta para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social: a ampliação de serviços no aplicativo CadÚnico. Agora os cidadãos vão poder fazer um pré-cadastro na plataforma, o que vai diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento, e atualização de dados cadastrais pelo celular. 

O novo aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, que juntos já somaram quase 200 mil downloads. O Cadastro Único é a porta de entrada da população aos principais programas sociais como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Criança Feliz, por exemplo.

Requisitos do CadÚnico

Para ser elegível ao CadÚnico, é necessário cumprir determinados critérios de renda. Isso inclui indivíduos com renda mensal de até meio salário mínimo ou com renda total não excedendo três salários mínimos. 

Pessoas em situação de rua, estejam elas sozinhas ou com familiares, também são elegíveis para o cadastro.

Como fazer o Pré-cadastro? 

O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma Gov.br, que concentra uma série de serviços do governo federal. Ao acessar o site basta informar CPF e preencher as informações que serão solicitadas. Após esse cadastro é possível acessar o aplicativo do CadÚnico e realizar o pré-cadastro.

Depois desse passo, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, como escolaridade, trabalho e remuneração. Além do aplicativo, o pré-cadastro e as demais funcionalidades também podem ter acesso por meio da internet.

Atualizar CadÚnico

Quem já está inscrito no Cadastro Único poderá utilizar o aplicativo para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados. Essa é uma opção que permite que o cidadão revise os dados já cadastrados e confirme o endereço, a composição familiar e os dados dos integrantes da família.

Se nada mudou, a família pode confirmar seus dados pelo aplicativo ou versão web sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento.

O aplicativo ou a versão web também permite consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral.

Também é uma exigência, os dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.

Como criar conta em Gov.br

  1. O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal Gov.br. Depois, clique em ‘Entrar’ na lateral superior direita.
  2. Em seguida, digite o seu CPF e clique em ‘Continuar’.
  3. Em seguida, na próxima tela, marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique novamente em ‘Continuar’.
  4. Em seguida, o usuário pode escolher entre duas opções: seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta em um dos bancos listados ou ‘Tentar de outra forma’ caso prefira outro método.
  5. Caso clique em ‘Tentar de outra forma’, o próximo passo será responder a algumas perguntas básicas, como data de nascimento, nome dos pais, etc. Por fim, clique em ‘Confirmar’.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis