Pente-fino do BPC já está valendo; veja dicas para não ser excluído

Pente-fino do BPC foi medida anunciada pelo governo federal com o objetivo de encontrar possíveis fraudes no benefício
- Anúncio -

Milhões de brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão preocupados neste momento. O motivo: o pente-fino que está sendo capitaneado pelo Ministério da Fazenda, e que promete excluir várias contas que estão ativas atualmente.

O objetivo da equipe econômica do governo federal com este pente-fino é encontrar casos de pessoas que estariam recebendo o BPC de maneira indevida. Para tanto, a ideia é realizar essa revisão para ter certeza de quais usuários podem seguir recebendo o benefício.

Pente-fino do BPC já começou

O fato é que essa revisão já começou a ser feita, e o segurado que faz parte do Benefício de Prestação Continuada precisa atentar para as regras. A boa notícia é que existem dicas para saber se você está entre as pessoas que serão convocadas pelo governo federal em algum momento.

Essa verificação é muito importante. Isso porque caso você constate que está entre as pessoas que precisarão ser convocadas, haverá tempo hábil para que você consiga regularizar a sua conta, e siga recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem maiores problemas.

Quem está sendo convocado

De acordo com as informações do Ministério da Fazenda, estão sendo convocados para a revisão do BPC as pessoas que não fazem parte do Cadúnico do governo federal. Essa é a lista que reúne os nomes dos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Também serão convocados para o pente-fino do BPC as pessoas que não atualizam suas informações referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há mais de 4 anos.

Como consultar o pente-fino do BPC

Como dito, não é preciso sair de casa para saber se você está entre as pessoas que precisam participar do pente-fino. Para tanto, basta baixar o aplicativo oficial do Meu INSS. Este app é gratuito, e está disponível para download em celulares Android e iOS.

Dentro do app, nem será preciso entrar em sua conta oficial através de algum login. Logo no menu principal haverá a opção de revisão do BPC. Basta clicar nesse ícone, e na sequência inserir o seu CPF.

O próprio sistema vai informar se você está entre as pessoas que precisam realizar algum tipo de atualização no sistema. Se sim, o app indicará que você precisará entrar em contato com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência, para realizar esse processo.

Caso você não precise realizar o pente-fino, o próprio sistema também indicará esta informação. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis