13º salário e mais: lista de benefícios que ainda serão pagos em 2024

Trabalhadores brasileiros poderão receber uma série de benefícios trabalhistas ate o final deste ano de 2024. Veja lista completa
- Anúncio -

Falta pouco mais de um mês para o fim do ano de 2024, e até pode parecer que não dá tempo de fazer muita coisa até a chegada de 2025. Mas acredite, até o final deste ano muitos benefícios previdenciários, trabalhistas e sociais serão liberados.

Receber esse dinheiro logo no final do ano, é algo positivo para o orçamento da grande maioria das famílias brasileiras. Por isso, é preciso prestar atenção nos detalhes de cada um desses benefícios para entender se você tem direito a algum deles.

Abaixo, você pode conferir uma lista completa de benefícios de caráter trabalhista que serão pagos no decorrer desse ano de 2024, segundo as regras gerais estabelecidas no país.

Benefícios pagos em 2024

Talvez o mais famoso dos benefícios trabalhistas seja o 13º salário. Em regra geral o seu empregador pode optar por pagar esse saldo em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes.

Caso ele opte por pagar o 13º de uma única vez, precisa realizar esse depósito até o dia 20 de dezembro. Se ele optar pagar em duas rodadas, a primeira precisa ser liberada até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Outro benefício que pode ser movimentado pelos trabalhadores brasileiros é o abono salarial Pis/pasep. Nesse caso, o foco é atender os cidadãos que recebem até dois salários mínimos por mês.

Além disso, também é preciso seguir todas as regras abaixo:

  • estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • ter recebido até 2 salários mínimos médios (no valor em vigor no ano-base) de remuneração mensal no período trabalhado;
  • ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2022);
  • ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2022).

O valor do abono salarial pode variar a defender de cada caso, mas em todas as situações o trabalhador poderá receber até um salário mínimo completo.

O abono Pis/Pasep já está com calendário completo, ou seja,  todos os trabalhadores já estão com saldo na conta. Mas é preciso realizar a movimentação até o dia 27 de dezembro.

Trabalhadores de todo o país também poderão movimentar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nesse ano de 2024 sobretudo aqueles que optaram pela entrada no saque-aniversário.

Quem opta pelo saque-aniversário pode movimentar a quantia no mês de nascimento ou nos dois meses imediatamente seguintes. Quem nasceu em dezembro, por exemplo, poderá realizar a movimentação a partir do próximo dia 1º.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis