Receita libera consulta de lote residual nesta sexta

De acordo com o calendário oficial, os pagamentos das restituições do lote residual estão agendados para o próximo dia 29 de novembro
- Anúncio -

Nesta sexta-feira, dia 22, a Receita Federal libera a consulta ao lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de novembro.

De acordo com o calendário oficial, os pagamentos das restituições do lote residual estão agendados para o próximo dia 29 de novembro. Costumeiramente, a Receita inicia a liberação das consultas aos lotes uma semana antes do que muitos esperam.

Confira o cronograma das próximas remessas residuais!

  • 2º Lote Residual 29/11/2024
  • 3º Lote Residual 31/12/2024
  • 4º Lote Residual 31/01/2025
  • 5º Lote Residual 28/02/2025

Contribuintes que possuem pendências ou que protocolaram declarações retificadoras poderão ver suas restituições liberadas apenas em lotes residuais.

Como descobrir se há assuntos pendentes com a Receita?

Para checar o andamento da declaração e da restituição, o contribuinte pode explorar as informações disponíveis na página da Receita Federal, utilizando o extrato de processamento acessível pelo e-CAC.

Por meio deste serviço, o contribuinte tem a oportunidade de conferir se seu nome figura na lista de espera ou se existem questões pendentes a serem resolvidas.

Para acessar esse serviço, é necessário possuir uma conta no portal gov.br. Ao acessar sua conta, é só navegar até a aba “Meu Imposto de Renda” e pronto! Se você avistar a mensagem “Em Fila de Restituição”, isso indica que sua declaração já passou pelo processamento, mas a liberação da sua restituição ainda está a caminho.

Apenas aguarde pacientemente e prepare-se para conferir as novidades nos próximos lotes! No tópico “Pendências de Malha”, o contribuinte tem a oportunidade de descobrir se sua declaração está na malha fina e, mais importante, entender os motivos que levaram à sua retenção.

O contribuinte que enfrenta pendências tem a oportunidade de regularizar sua situação através de uma declaração retificadora, livre de multas ou sanções. É uma chance de acertar as contas sem pesar no bolso!

A declaração passará por um processo de revisão e, em seguida, retornará ao ciclo de restituições, aguardando seu momento no próximo lote residual.

Se o contribuinte receber uma notificação ou intimação da Receita Federal, não há possibilidade de retificar a declaração

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis