13º salário: Divulgado dia da liberação da 2ª parcela para NOVO grupo

Mais um grupo de trabalhadores já sabe quando vai poder movimentar a segunda parcela do 13º salário neste mês de dezembro. Veja detalhes
- Anúncio -

O dia exato do pagamento da segunda parcela do 13º salário varia a depender da vontade do seu empregador. Em regra geral, ele pode escolher o dia de pagamento desse saldo extra de final de ano.

Nesta semana, por exemplo, a prefeitura da cidade de João Pessoa confirmou que vai realizar o pagamento da segunda parcela do 13º salário na próxima sexta-feira (13) para todos os servidores municipais.

Os pagamentos devem atingir os efetivos, comissionados, prestadores de serviços, e também os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM-JP).

Os pagamentos dos salários regulares referentes ao mês de dezembro estão marcados para o próximo dia 20. Considerando todas essas folhas de pagamento, a expectativa da prefeitura é de que algo em torno de R$ 415 milhões sejam investidos.

“Honramos o compromisso com nossos servidores de pagar os salários sempre em dia e chegamos ao final destes quatro anos sem nenhum atraso, graças ao equilíbrio fiscal implementado pela gestão do prefeito Cícero Lucena”, afirmou o secretário de Administração, Valdo Alves. 

“E seguiremos neste mesmo ritmo nos próximos anos, sempre buscando valorizar nossos servidores”, concluiu ele. 

Os prazos do 13º salário

Em regra geral, o empregador pode optar por pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano.

Caso ele opte por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira precisava ter sido liberada até o último dia 29 de novembro. Já a segunda precisa ser liberada até o próximo dia 20 de dezembro.

No caso específico da Prefeitura de João Pessoa, é possível afirmar que a gestão está pagando o 13º salário dentro da data estipulada em lei, já que a liberação vai acontecer já na próxima sexta-feira (13).

Os valores

Os valores dos pagamentos do 13º salário variam a depender do salário bruto do trabalhador, e também da quantidade de meses em que ele trabalhou nesse determinado ano.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário, é necessário pegar o seu salário bruto mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois basta pegar o resultado dessa primeira equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou nesse determinado ano.

Imagine, por exemplo, que você trabalhou por seis meses. Nesse caso, você vai pegar resultado e multiplicar por seis. O resultado é o valor do seu 13º salário.

Note que esse valor pode ser dividido em duas parcelas, e a segunda rodada deve contar com descontos do imposto de renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis