3° lote de restituição do IR: Receita fecha as portas no dia 17

A Receita Federal aplicará correção monetária sobre o valor da restituição tendo como base a Taxa Selic
- Anúncio -

Atenção, contribuintes! A Receita Federal está fechando as portas para inclusões no 3° lote de restituição do Imposto de Renda 2025 na próxima quinta-feira, 17 de julho. Se você quer receber sua restituição neste lote, que será pago em 31 de julho, precisa correr!

Para ser contemplado, você deve entregar sua declaração ou regularizar qualquer pendência com a malha fina até o dia 16 de julho. Este lote é especial, pois, pela primeira vez neste ano, incluirá contribuintes que não possuem prioridade legal ou normativa.

Como receber a restituição do IR?

O valor será depositado diretamente na conta bancária que você informou na sua declaração. Se você optou por receber via Pix usando sua chave CPF, a restituição será enviada por esse canal.

E tem mais! Desde o 2° lote, a Receita aplicará correção monetária sobre o valor da restituição. O cálculo é feito utilizando o índice de 1% ao mês somado à taxa Selic acumulada. O percentual de correção para o terceiro lote ainda não foi divulgado. Para o segundo lote, a correção foi de 1%.

Portanto, o 1° lote, pago em 30 de maio, não teve correção, mas ofereceu o benefício de antecipação dos valores.

Como consultar restituição do IR 2025

A Receita Federal faz essa liberação uma semana antes do pagamento. Como este está marcado para 31 de julho, provavelmente a consulta será a partir do dia 24 de julho.

 O contribuinte poderá verificar sua restituição de duas maneiras:

  • Portal da Receita Federal: Acesse a seção “Consultar Restituição”. Você precisará do seu CPF, data de nascimento e o ano do exercício (2025).
  • Portal e-CAC: Faça login com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro). O e-CAC oferece informações mais detalhadas, como o valor da restituição, a data do crédito e se haverá correção monetária.

Quem será incluído no 3° Lote?

O 3° lote contemplará:

  • Contribuintes que entregaram a declaração até 16 de julho.
  • Pessoas que saíram da malha fina até essa data.
  • Declarações enviadas entre 17 de março e 30 de maio que ainda não foram processadas.

A partir deste lote, a Receita começará a processar os pagamentos para os contribuintes sem prioridade legal ou normativa, desde que suas declarações não apresentem erros. Declarações com pendências permanecerão retidas até que sejam retificadas.

A Receita Federal segue uma ordem de prioridade definida por lei e normas internas:

  1. Idosos com 80 anos ou mais.
  2. Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e com doenças graves.
  3. Professores (cuja maior fonte de renda seja o magistério).
  4. Quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou por restituição via Pix.
  5. Quem utilizou a declaração pré-preenchida ou escolheu o Pix.
  6. Demais contribuintes.

Calendário de lotes do IR 2025

O calendário principal da restituição do IR 2025 conta com cinco lotes, pagos de maio a setembro. Os dois primeiros já foram liberados. Confira as próximas datas:

  • 3° lote: 31 de julho
  • 4° lote: 29 de agosto
  • 5° lote: 30 de setembro

Após os lotes principais, a Receita iniciará os lotes residuais, que são destinados a declarações retificadas ou regularizadas, incluindo as de anos anteriores.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis