Bolsa Família: pagamentos voltam no dia 20 de março

Confira o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de março. Lula confirmou retorno para o dia 20 deste mês
- Anúncio -

O Governo Federal já definiu uma data para ao retorno do programa Bolsa Família. De acordo com as informações oficiais, os repasses serão retomados a partir do dia 20 deste mês, e devem seguir regularmente até o dia 31. A ideia é seguir respeitando a divisão dos grupos pelo final do Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de março:

  • Usuários com NIS final 1: 20 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 21 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de março (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 27 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 28 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de março (sexta-feira).

Nova roupagem

Vale lembrar que a partir deste mês de março, o Bolsa Família terá uma nova roupagem. Agora, o programa social passa a seguir o desenho estabelecido pelo novo governo Lula. Até então, o projeto ainda estava seguindo as regras estabelecidas no ano passado, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Alguns pontos devem mudar. Um deles é a criação de adicionais por filhos e jovens menores de idade. A ideia é pagar um bônus de R$ 150 por crianças que tenham entre 0 e seis anos de idade. O segundo adicional deve pagar R$ 50 para famílias que tenham filhos com idade entre sete e 18 anos.

Não é necessário se inscrever para receber nenhum destes adicionais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o plano é realizar os pagamentos de maneira automática, sempre tomando como base os dados que estão disponíveis no sistema do Cadúnico e em outras bases de dados.

Exclusões do Bolsa Família

Mas nem tudo são boas notícias para os usuários do programa social. Em entrevista, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) confirmou que cerca de 1,4 milhão de pessoas que hoje fazem parte do programa social serão excluídas do benefício.

Os cortes, aliás, não devem parar por agora. Ainda segundo o Ministro, outras milhares de pessoas devem ser excluídas do projeto no decorrer deste ano de 2023. O Governo Federal alega que estes cidadãos estariam recebendo o benefício de maneira irregular.

Sem auxílio-gás

Com exclusões ou não, o fato é que os pagamentos de março do Bolsa Família não serão acompanhados pelos repasses do Auxílio-gás. O programa que ajuda na compra do botijão só deve voltar a fazer pagamentos a partir do mês de abril.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis