quinta-feira,
6 de novembro de 2025

Quem não está no Bolsa Família poderá receber Auxílio Brasil de R$ 400?

- Anúncio -

O Ministério da Cidadania informou, recentemente, que o auxílio emergencial seria cancelado em outubro após o pagamento da sétima parcela para que, em novembro, começassem a pagar o novo Auxílio Brasil no valor de R$ 400.

No entanto, não é toda a população que será beneficiada: é estimado que mais de 20 milhões de pessoas parem de receber o programa social. Em síntese, serão excluídos todos aqueles que não estiverem inscritos no Cadastro Único

A questão vem preocupando uma série de brasileiros, que não sabem se terão uma fonte de renda neste mês ou se ficarão desamparados. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Sabe-se, somente, que todos que não estiverem inscritos no Cad, podem ser eliminados. Por isso, se for beneficiário somente do auxílio emergencial e não estiver no Bolsa Família, é necessário analisar no site do Cadastro Único para saber se o seu CPF, Cadastro de Pessoa Física, está inscrito. 

Inscrições estão bloqueadas – atenção!

O Ministério da Cidadania informou toda a população, no mês passado, que as inscrições estavam bloqueadas para o CAD visto que estavam com uma demanda muito grande e, antes de permitir novas entradas, deveriam analisar as pendências. Por isso, o site está bloqueado e ocorre um erro na tela quando tenta se inscrever. 

O prazo para esse bloqueio pode ser de até 120 dias, por enquanto, não há previsões para que ele acabe e as chances é que dure até o ano de 2022. Logo, quem estava recebendo somente o auxílio emergencial e não tem inscrição realizada, corre o risco de ficar desamparado sem o valor do programa no mês de novembro e dezembro. 

Auxílio Brasil e o estouro do teto de gastos 

De acordo com Lira, presidente da Câmara de Deputados, o novo Auxílio Brasil pode ser positivo para as rendas baixas, mas corre o risco de estourar o teto de gastos do governo federal. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana