Auxílio-gás começa a ser pago na segunda-feira
O pagamento desse benefício é realizado em meses pares e segue um calendário de pagamento de acordo com o número final do NIS do beneficiárioO auxílio gás referente aos valores de junho começam a ser pagos na próxima segunda-feira, dia 17. O benefício do governo federal será depositado juntamente com os valores do Bolsa Família. Para esse mês, o valor estipulado é de R$ 102,00.
O auxílio foi criado pelo governo federal com o intuito de minimizar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento de família de baixa renda, com vulnerabilidade econômica.
O valor depositado corresponde ao total do valor médio nacional de um botijão de gás de 13kg, sendo divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Vale lembrar que a média considera o preço dos últimos seis meses.
O pagamento desse benefício é sempre realizado em meses pares e segue um calendário de pagamento de acordo com o número final do NIS do beneficiário.
Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 20 milhões de famílias tem direito ao recebimento do Bolsa Família em junho, mas não são todas que têm direito ao recebimento do auxílio-gás.
Para consultar as informações, os beneficiários rem disponível os aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111.
Confira como sacar o benefício
A movimentação dos valores recebidos pode ser feita diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, assim não é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar o saque do benefício.
Além disso, os beneficiários também podem utilizar o cartão virtual do Caixa Tem para fazer a compra do botijão nos estabelecimentos comerciais, utilizando o cartão na função de débito, além de realizar saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários, e nos caixas das agências.
Confira quem tem direito ao auxílio-gás
Para ter direito ao recebimento, a família precisa estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo. A possibilidade de ter o benefício inclusive as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda que são implementados em qualquer uma das três esferas de governo.
Além disso contempla quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), inscritas ou não no Cadastro Único.
Confira o calendário de pagamento
- Para beneficiários com final do NIS de número 1, o pagamento será realizado no dia 17 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 2, o pagamento será realizado no dia 18 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 3, o pagamento será realizado no dia 19 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 4, o pagamento será realizado no dia 20 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 5, o pagamento será realizado no dia 21 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 6, o pagamento será realizado no dia 24 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 7, o pagamento será realizado no dia 25 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 8, o pagamento será realizado no dia 26 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 9, o pagamento será realizado no dia 27 de junho
- Para beneficiários com final do NIS de número 0, o pagamento será realizado no dia 28 de junho