Auxílio-gás: governo retoma pagamentos nesta sexta-feira (18)

Governo federal retoma oficialmente nesta sexta-feira (18) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Veja quem recebe

Não é mais preciso esperar. O governo federal libera a partir dessa sexta-feira (18) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. O programa deve atender mais de 5,7 milhões de brasileiros, segundo estimativas atualizadas do Ministério do Desenvolvimento Social.

Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isso significa que os repasses são feitos sempre a cada dois meses. Como a última liberação tinha ocorrido em agosto, a próxima estava reservada para este mês de outubro.

Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos do Auxílio-gás nacional são feitos de maneira escalonada. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). 

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de outubro, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social: 

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).

Destaques sobre *** por e-mail

Antecipação do Auxílio-gás

É importante notar que algumas pessoas não precisam seguir o calendário acima. Se você é usuário do Auxílio-gás nacional e reside em alguma cidade que se encontra em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo governo federal pode receber o saldo de maneira antecipada.

Neste caso, independente do final do seu NIS, você vai poder movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional já a partir desta sexta-feira (18). Não será preciso, portanto, esperar até a sua data de liberação.

A antecipação dos valores do Auxílio-gás nacional não precisa ser solicitada. Caso você resida em uma cidade que se encontra em situação de emergência ou de calamidade pública, terá a liberação realizada de maneira automática nesta sexta-feira (18).

Quem recebe

Em outubro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional estão sendo feitos para as pessoas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, e que tenham uma conta ativa atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal

Além disso, também é importante que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis