Auxílio-gás: número de atendidos em dezembro chama atenção; confira

Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Confira o número de usuários atendidos neste mês de dezembro
- Anúncio -

O governo federal iniciou na última quarta-feira (10) os pagamentos de dezembro do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país estava sendo aguardado por milhões de brasileiros desde o último mês de outubro.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do benefício, em dezembro mais de 5,49 milhões de famílias estão aptas ao recebimento do programa social.

Cada um desses grupos familiares vai receber um patamar de R$ 104 em suas contas do Caixa Tem. No total, considerando o tamanho de cada uma dessas famílias, é possível afirmar que quase 17 milhões de pessoas estão sendo alcançadas pelo programa.

O Auxílio-gás nacional

O Auxílio-gás nacional foi criado ainda no final de 2021 para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento dos lares brasileiros. A ideia é atender justamente as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, também é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Por fim, o governo federal também exige que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Especificamente nesse mês de dezembro, o investimento do Ministério do Desenvolvimento Social é de R$ 570,6 milhões com os pagamentos do Auxílio-gás nacional.

O calendário de pagamentos

Assim como aconteceu nos meses anteriores, os repasses do Auxílio-gás nacional são feitos de forma escalonada, ou seja, nem todos os usuários recebem o benefício de uma só vez.

Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, pode receber primeiro.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamento do Auxílio-gás nacional para esse mês de dezembro, tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social:

  • Usuários com NIS final 1: 10 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 2: 11 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 3: 12 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.

Antecipações do Auxílio-gás

Cidadãos que residem as cidades que se encontram em situação de  emergência ou de calamidade pública oficialmente reconhecida pelo Governo Federal não precisam seguir o calendário acima.

Para estes casos, os pagamentos foram antecipados para a quarta-feira (10).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis