Auxílio-gás: pagamentos serão retomados na sexta-feira (18). Veja detalhes
Governo confirmou valores e datas dos pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Veja o que se sabe até aqui sobre os pagamentosA partir da próxima sexta-feira (18), o governo federal vai retomar oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. O programa de transferência de renda deverá atender pouco mais de 5 milhões de brasileiros de todas as regiões do país.
Segundo as informações oficiais, o Auxílio-gás nacional vai fazer pagamentos de R$ 108 neste mês de agosto. Trata-se de um valor unitário para todos os usuários. Assim, independente da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa, o patamar será o mesmo.
O valor do Auxílio-gás nacional é definido de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos meses. Quem faz esta indicação é a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em regra geral, o governo é sempre obrigado a repassar ao menos 100% do preço para o consumidor.
A movimentação do Auxílio-gás
Para movimentar o dinheiro do Auxílio-gás nacional, o cidadão não precisa sair casa. A movimentação pode ser feita através do app do Caixa Tem. Com o aplicativo, o cidadão consegue pagar contas, transferir saldos para outros bancos, realizar um pix e até mesmo gerar um código para saques.
Se preferir, o cidadão também pode realizar a movimentação do Auxílio-gás através dos cartões do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família. Mesmo que se trate de um dispositivo de outro programa, ele pode ser usado para fins de movimentação do Auxílio-gás em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
O calendário
As formas de movimentação do Auxílio-gás nacional são basicamente iguais as que são utilizadas pelo Bolsa Família. Isso ocorre porque os saldos são sempre depositados em uma mesma conta, e em um mesmo dia de liberação.
Para saber o dia exato do pagamento do seu Auxílio-gás e do seu Bolsa Família é necessário tomar como base o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo em sua conta já a partir da próxima sexta-feira (18).
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
Não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação para receber o Auxílio-gás nacional. O saldo é pago de maneira automática para os cidadãos que têm direito.