Auxílio-gás: qual será o valor dos pagamentos do benefício

Veja o que se sabe sobre o patamar de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2025. Mais de 5 milhões devem ser beneficiados
- Anúncio -

Um dos programas sociais mais esperados desse ano de 2025 sem sombra de dúvidas é o Auxílio-gás nacional. Esse é o benefício que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que precisam de ajuda no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

O Auxílio-gás nacional atende pessoas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo e que tenham conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. 

Além disso, também é preciso que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Diante de todas essas informações, é possível afirmar que o público do Auxílio-gás nacional é formado por pessoas que precisam do dinheiro, e que estão ansiosas pelos pagamentos do benefício nesse ano de 2025.

Quando os pagamentos voltam

Mas ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional não é um programa de caráter mensal. A ideia é liberar os repasses sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em dezembro, a próxima só deve ocorrer em fevereiro.

De resto, nada muda. Assim como nos anos anteriores, o cidadão vai precisar se basear sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo.

De uma maneira geral, é possível afirmar que o calendário de pagamento do Auxílio-gás nacional é basicamente o mesmo que é registrado no Bolsa Família. Não há nenhuma diferença nesse sentido.

Qual é o valor do Auxílio-gás nacional

Para esse ano de 2025, ficou definido que o valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional devem corresponder sempre a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Quem define esse patamar é sempre a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Ainda não se sabe qual será o valor do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de fevereiro. Contudo, é possível afirmar que o patamar deverá girar em torno dos R$ 105 como aconteceu nos meses anteriores.

É importante notar que esse valor é unitário, ou seja, ele não varia independente da situação de cada família. Famílias mais numerosas e menos numerosas recebem basicamente o mesmo valor em suas contas.

Além do Auxílio-gás

Nesse mês de janeiro, o governo federal não vai pagar o Auxílio-gás nacional, mas vai seguir com os pagamentos do Bolsa Família. Os repasses, aliás, serão retomados já a partir do próximo dia 20. Veja no calendário abaixo: 

  • usuários com o NIS final 1: recebem na segunda-feira (20);
  • usuários com o NIS final 2: recebem na terça-feira (21);
  • usuários com o NIS final 3: recebem na quarta-feira (22);
  • usuários com o NIS final 4: recebem na quinta-feira (23);
  • usuários com o NIS final 5: recebem na sexta-feira (24);
  • usuários com o NIS final 6: recebem na segunda-feira (27);
  • usuários com o NIS final 7: recebem na terça-feira (28);
  • usuários com o NIS final 8: recebem na quarta-feira (29);
  • usuários com o NIS final 9: recebem na quinta-feira (30);
  • usuários com o NIS final 0: recebem na sexta-feira (31).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis