Auxílio-gás vai continuar? Veja o que diz o Governo Federal
Governo Federal explicou oficialmente o que vai acontecer com os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. Veja o que se sabe até aquiNeste mês de março, nenhum pagamento do programa Auxílio-gás nacional está sendo feito pelo Governo Federal. Isso acontece porque estamos falando de um projeto de caráter bimestral, ou seja, um benefício que é pago sempre a cada dois meses pelo poder executivo.
Como um repasse do Auxílio-gás nacional foi realizado no último mês de fevereiro, o próximo deve acontecer em abril. Desta forma, não há motivos para preocupações. O fato de não haver pagamentos do projeto este mês, não indica que o programa social teria sido cancelado pelo novo governo.
A dúvida em questão é legítima. Muitas pessoas acabaram se confundindo porque o Governo Federal apresentou uma série de mudanças em seus programas sociais nas últimas semanas. Contudo, o fato é que tais alterações só terão efeito para o Bolsa Família. Do ponto de vista do Auxílio-gás nacional não há nenhum ponto diferente à vista.
Pagamentos
Uma das questões que não deve mudar no novo sistema, por exemplo, é a situação dos pagamentos do programa social. Para o próximo mês de abril, seguirá valendo a ideia de que o Governo vai precisar repassar sempre o patamar equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg.
Este valor é sempre definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Como estamos longe dos próximos pagamentos, não é possível saber qual será exatamente o patamar que será repassado aos usuários no mês de abril, mas muito provavelmente o saldo será de um pouco mais de R$ 100 por família.
Fila de espera
Desde a sua criação em dezembro de 2021, o Auxílio-gás nacional é o programa do Governo Federal que conta com a maior fila de espera. Dados mais recentes da Câmara dos Deputados apontam que mais de 18 milhões de pessoas esperam por uma resposta.
Este problema não foi resolvido durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com Lula, pouca coisa mudou neste sentido até aqui. A fila de espera para o recebimento do Auxílio-gás continua, e não há previsão de redução nos próximos meses.
Calendário do Auxílio-gás
Mesmo que ainda falte muito para os próximos pagamentos do Auxílio-gás nacional, já é possível saber as datas das liberações de abril do programa social. O Governo Federal já divulgou o calendário de depósitos. Veja abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).