Auxílio-gás: veja quem recebe benefício nesta quarta, 30
De acordo com informações oficiais, mais um grupo de usuários pode receber o dinheiro do Auxílio-gás nacional nesta quarta-feira (30). Veja o calendário completoUsuários do Auxílio-gás nacional que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9 já podem movimentar o dinheiro relativo ao mês de agosto. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal, que indica que os repasses foram feitos desde as primeiras horas da manhã.
Os usuários que têm NIS final 9 deve receber R$ 108 em suas contas referentes ao Auxílio-gás nacional. Este valor corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. O número foi definido há cerca de duas semanas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Para movimentar os R$ 108 em suas contas, o usuário não precisa sair de casa. Através do aplicativo oficial do Caixa Tem, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Calendário de repasses
Neste mês de agosto, estima-se que pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país estejam aptas ao recebimento do Auxílio-gás nacional. Os pagamentos foram iniciados ainda no último dia 18 e seguem até esta quinta-feira (31).
Para saber a data exata do seu recebimento é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de agosto.
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
Quando o Auxílio-gás volta?
Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de transferência de renda de caráter bimestral, isto é, ele sempre pago a cada dois meses. Como há um repasse sendo realizado agora, a próxima liberação deve ocorrer apenas a partir do mês de outubro.
Segundo o projeto de lei que criou o Auxílio-gás, a ideia de pagar o benefício de maneira bimestral parte da ideia de que um botijão de gás de 13 quilos seria suficiente para que uma família o utilize por um período de 60 dias.
Muitas críticas já foram feitas em relação ao texto em questão. Famílias mais numerosas, afirmam que a medida não seria justa com estas pessoas que utilizam naturalmente mais o gás diariamente.