Auxílio-gás volta no dia 14 de abril. Veja como solicitar

Programa Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. Veja como vai funcionar o processo de seleção dos usuários para o programa social
- Anúncio -

A espera está chegando ao fim. Dentro de mais alguns dias, o Governo Federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. Segundo as informações oficiais, no próximo dia 14, os saldos já estarão liberados para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1.

Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. A última liberação do benefício foi feita em fevereiro. Assim, a próxima está marcada para o mês de abril.

Em fevereiro, dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome estimam que pouco menos de 6 milhões de pessoas receberam o dinheiro do benefício social. A tendência natural é que o número de atendidos se mantenha neste mesmo patamar neste mês de abril. De todo modo, é necessário esperar por uma confirmação oficial.

Quem poderá receber em abril?

Mesmo com as mudanças que foram aplicadas no Bolsa Família neste mês de março, o fato é que nenhuma delas deve impactar diretamente o Auxílio-gás nacional. Em abril, seguirão valendo as mesmas normas de seleção para o programa social.

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, além de ter ao menos um integrante da família na condição de usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por fim, também é importante que o cidadão tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Como solicitar o Auxílio-gás em abril?

Segundo informações oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, não existe nenhum tipo de inscrição direta para fazer parte do Auxílio-gás nacional. O Governo seleciona os usuários com base nas informações contidas no sistema do Cadúnico.

Para entrar na lista do Cadastro Único, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. As gestões municipais são responsáveis por esta seleção. Normalmente, as inscrições acontecem nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Os pagamentos de abril

Como dito, os pagamentos de abril do programa Auxílio-gás nacional terão início no próximo dia 14 de abril. A ideia é dividir os repasses de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Veja abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis