Bloqueio do Auxílio-gás vai atingir pagamentos? Ministério responde

Governo federal já anunciou que vai bloquear parte do orçamento para equilibrar contas públicas. Auxílio-gás está na mira

Um dos programas de transferência de renda mais populares do país, o Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. De acordo com as informações oficiais, o benefício voltará a fazer pagamentos a partir do próximo dia 19. Mais de 5 milhões de brasileiros deverão receber o saldo em suas contas.

Mas boa parte desses 5 milhões de brasileiros que estão aptos ao recebimento do Auxílio-gás nacional também estão preocupados. Recentemente, o governo federal anunciou um contingenciamento/bloqueio de R$ 15 bilhões do orçamento Federal.

Como se sabe, boa parte desse corte será aplicado em benefícios sociais e previdenciários. É justamente por isso que os usuários do Auxílio-gás nacional estão preocupados com o que pode acontecer com seus benefícios nesse mês de agosto.

Auxílio-gás nacional

O governo federal decidiu cortar parte do orçamento com o objetivo de equilibrar as contas públicas. Depois de decidir quais os Ministérios serão atingidos, cada pasta decide como realizar os cortes da melhor maneira possível.

Destaques sobre *** por e-mail

No caso do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos de uma série de benefícios sociais, ficou decidido que R$ 580 milhões serão cortados do Auxílio-gás nacional.

O impacto do corte

A pasta, no entanto, garante que esse corte não tem impacto direto nos pagamentos do Auxílio-gás nacional. Isso significa afirmar que para esse mês de agosto tudo saiu planejado como já estava planejado inicialmente.

Não há previsão, por exemplo, de queda no número de usuários do programa. Também não está prevista uma redução no valor médio que é pago dentro do sistema do projeto social.

O valor do corte vai incidir sobre um saldo que não estava previsto para os pagamentos de beneficiários. Por isso, os usuários do Auxílio-gás nacional devem ficar tranquilos, ao menos neste primeiro momento.

Auxílio-gás em agosto

Como dito, neste mês de agosto o Auxílio-gás nacional será retomado a partir do próximo dia 19. Mas nem todos os usuários poderão receber o saldo nessa data. Para saber o dia exato da sua liberação, será preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). 

No calendário abaixo, você pode conferir as datas detalhadas de pagamento do Auxílio-gás nacional para esse mês de agosto. Note que esses mesmos dias também serão válidos para os pagamentos do Bolsa Família:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis