Governo confirma retorno do Auxílio-gás em fevereiro

Integrantes do Governo Federal confirmaram que os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados oficialmente no dia 13 de fevereiro

Dia 13 de fevereiro. Esta será a data em que o Governo Federal vai retomar os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. O retorno do projeto acontece depois de um hiato de um mês sem liberações, pois se trata de um projeto de caráter bimestral, ou seja, pago sempre de dois em dois meses.

A última liberação do Auxílio-gás nacional tinha acontecido em dezembro de 2022. Dados do Ministério da Cidadania apontam que naquela ocasião pouco mais de 5,9 milhões de pessoas tinham recebido o saldo em suas contas. O valor dos pagamentos correspondia a 100% do preço médio nacional do botijão.

Em janeiro, o Governo Federal não fez pagamentos do Auxílio-gás nacional, considerando que trata-se de um programa de caráter bimestral. Assim, neste mês os usuários receberam apenas o valor correspondente ao Bolsa Família em suas contas poupança.

Em fevereiro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados também com valores correspondentes a 100% do preço médio nacional do botijão de gás. Ainda não é possível cravar qual será este patamar porque a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ainda não divulgou estes números.

Também não é possível cravar qual será a quantidade exata de usuários que poderão receber o saldo. O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não concluiu o processo de pente-fino. Assim, nem mesmo o Governo Federal tem certeza ainda de quantas pessoas poderão entrar no programa.

Destaques sobre *** por e-mail

Quem pode receber o Auxílio-gás em fevereiro

As regras de entrada para o Auxílio-gás no mês de fevereiro não passarão por nenhum tipo de mudança. Segue valendo a ideia de que o cidadão precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, também é necessário ter uma conta ativa e atualizada no Cadúnico.

Neste atual cenário, o Governo Federal está dando preferência aos cidadãos que possuem ao menos um integrante no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica também podem receber.

De todo modo, é importante lembrar que não há nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do Auxílio-gás. O Governo analisa os dados existentes no Cadúnico para decidir quem são as pessoas que podem receber o benefício social de maneira automática.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado do Auxílio-gás para o próximo mês de fevereiro:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis