MUDOU: Confira o novo calendário de pagamentos do Auxílio-gás

Governo federal aplicou algumas mudanças no sistema de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de dezembro. veja quem foi impactado
- Anúncio -

O plano inicial do governo federal era começar os pagamentos do Auxílio-gás nacional no último dia 10 de dezembro. Contudo, os milhões de usuários que estavam esperando por essas liberações acabaram se desapontando.

Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do benefício, confirmou que não conseguiu realizar os repasses do Auxílio-gás nacional nas primeiras datas.

O ministério não explicou o motivo do atraso, mas garantiu que o calendário já foi reformulado para que todos os usuários do programa social recebam o benefício antes das festas de final de ano, assim como já estava acordado antes do início dos repasses.

Segundo a pasta, não foi possível realizar os pagamentos para os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) finais 1 e 2. Esses grupos recebem oficialmente o dinheiro nesta quinta-feira (12), junto com o grupo que tem NIS final 3.

Considerando todas essas mudanças, este é o novo calendário oficial de pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de dezembro: 

  • Usuários com NIS final 1, 2 e 3: 12 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.

Auxílio-gás nacional de dezembro

O Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Em dezembro, estima-se que pouco mais de 5,6 milhões de pessoas estejam aptas aos recebimento do benefício social.

Desta vez, cada grupo social está recebendo um patamar de R$ 104 em suas contas. Esse valor equivale exatamente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 Kg. Esse patamar foi definido pela Agência Nacional de petróleo (ANP).

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional nesse mês de dezembro é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal, além de ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

O poder executivo também exige que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ter direito ao programa.

Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e que estejam sob medidas protetivas do estado têm prioridade no processo de seleção. Essa mesma prioridade também é concedida aos usuários que fazem parte do Bolsa Família.

Para saber se você está entre os selecionados para receber o Auxílio-gás nacional nesse mês de dezembro, a dica é entrar na sua conta e conferir as informações do seu perfil no aplicativo oficial do Bolsa Família.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis