Não recebi o Auxílio-gás nacional em setembro. O que fazer

Alguns usuários do Bolsa Família estão usando as redes sociais para dizer que não estão conseguindo receber o dinheiro relativo ao Auxílio-gás nacional. Entenda

O governo federal retomou nesta segunda-feira (19) os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país estão aptas ao recebimento do benefício. Uma parte destes usuários afirma que não está conseguindo receber o Auxílio-gás nacional.

O Auxílio-gás é um benefício social pago pelo governo federal para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que os cidadãos usem este dinheiro para comprar o botijão de gás de 13 quilos, item que está comprometendo cada vez mais a renda dos brasileiros.

Por que não recebi?

Mas afinal de contas, por que o Auxílio-gás nacional não está sendo pago neste mês de setembro? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, este é um programa de caráter bimestral, ou seja, os pagamentos são feitos sempre a cada dois meses.

Como já houve uma liberação no último mês de agosto, o próximo repasse está marcado para ocorrer apenas em outubro. Não há, portanto, nenhuma previsão de liberação do Auxílio-gás nacional para este mês de setembro.

Destaques sobre *** por e-mail

O calendário

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, aliás, já divulgou o calendário oficial de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de outubro. Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo.

Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).

Quem pode receber o Auxílio-gás

As regras de seleção para o Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

O Ministério também exige que o usuário resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mulheres vítimas de violência doméstica, bem como os usuários do Bolsa Família têm prioridade na seleção.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis