Novo golpe do Auxílio-gás preocupa governo; veja como se proteger
Novo golpe do Auxílio-gás nacional começa a preocupar membros do governo federal. Veja como se proteger da nova fraude que está circulandoDentro de mais algumas semanas, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Auxílio-gás nacional. Um dos maiores programas de transferência de renda do país atende atualmente pouco mais de 5 milhões de pessoas segundo as informações oficiais.
Mas mesmo antes da retomada dos pagamentos, o fato é que o governo federal está preocupado neste momento em relação a um novo golpe que está circulando na praça. O crime em questão estaria fazendo milhares de vítimas em todo o país.
O golpe do Auxílio-gás
De acordo com informações de vítimas, o golpe funciona da seguinte maneira: criminosos estariam usando as redes sociais para compartilhar postagens que afirmam que o cidadão precisa clicar em um link para se inscrever no Auxílio-gás nacional de outubro.
Ao clicar nesse determinado link, o cidadão é direcionado para uma nova página que não indica inscrição em nenhum programa social. Mas esse simples clique já é suficiente para que os criminosos consigam acessar dados importantes dessas vítimas.
Com esses dados em mãos, os criminosos podem abrir contas, solicitar consignados, pedir outros tipos de empréstimos e até roubar dinheiro das vítimas.
Como se proteger
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás nacional, não há nenhuma indicação de que o governo federal envia links para que o cidadão se inscreva no Auxílio-gás nacional.
Pelo contrário, o processo de inscrição nesse programa social se dá sempre de maneira presencial, e sempre através do Cadúnico do governo federal. Isso quer dizer que as pessoas interessadas em entrar no Auxílio-gás nacional precisam primeiramente entrar no Cadastro Único.
O processo de entrada no Cadúnico é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Assim, é a gestão municipal que vai indicar um lugar específico que você precisa visitar para realizar a sua entrada no cadastro.
Auxílio-gás de outubro
Em outubro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados a partir do próximo dia 18. Como de costume, os saldos serão liberados de maneira escalonada nos 10 últimos dias úteis do mês.
Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos para o próximo mês de outubro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).