O Governo Federal está seguindo nesta semana com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Mais de 20 milhões de brasileiros de todas as regiões do país estão recebendo o saldo em suas contas. Mas não há liberações do Auxílio-gás nacional.
Nas redes sociais, alguns usuários do programa se mostraram surpresos com o não pagamento do projeto. Contudo, não há com o que se preocupar. Ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um benefício de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses.
Como a última liberação do Auxílio-gás nacional foi feita ainda no último mês de junho, o próximo pagamento deve ocorrer apenas no mês de agosto. Para este ano de 2023, há repasses programados ainda para os meses e outubro e de dezembro. As regras gerais de entrada, aliás, deverão ser as mesmas.
As regras
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660. Além disso, também é importante ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal. Trata-se da lista que inclui os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Os valores do Auxílio-gás
O valor do Auxílio-gás deve sempre corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão. Normalmente, este patamar fica sempre acima dos R$ 100 para os usuários, mas é natural que variações ocorram no decorrer dos meses. O saldo que será pago em agosto ainda não foi definido.
Como se inscrever para receber em agosto
Não existe nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do Auxílio-gás nacional no mês de agosto. Contudo, o cidadão que deseja entrar na lista pode aumentar as suas chances de seleção se mantiver os dados do seu Cadúnico sempre atualizados.
Posso acumular com o Bolsa Família
Não há nenhum impedimento para que uma mesma pessoa acumule os ganhos do Bolsa Família com os do Auxílio-gás nacional. Desde que ele cumpra as regras de entrada dos dois benefícios, ele vai poder receber os dois valores seja em agosto, em outubro ou mesmo em dezembro.
O calendário do Auxílio-gás
O calendário de pagamentos do Auxílio-gás nacional é basicamente o mesmo do Bolsa Família. Para saber o dia exato do seu pagamento, é necessário atentar para o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).