Urgente! Valor do auxílio-gás será reduzido em abril!
Pagamentos começam a ser realizados a partir de 14 de abrilNo próximo mês, a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar mais uma parcela do Auxílio Gás. Esse benefício, destinado a cerca de 6 milhões de inscritos no Bolsa Família, é pago bimestralmente. No mês de fevereiro o valor depositado foi de R$ 112.
Todavia, a próxima parcela de abril, seguindo o calendário do Bolsa Família, não terá o mesmo valor. Aliás, será menor.
Em março, mais de 1,4 milhão de pessoas foram excluídas da folha de pagamento. Em contrapartida, cerca de 700 novos beneficiários que estavam na fila de espera foram incluídos.
Qual será o valor do Auxílio Gás em abril?
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é responsável por calcular o valor do Auxílio Gás, que não possui um valor fixo e é baseado no preço médio do gás de cozinha nos seis meses anteriores.
O calendário do Auxílio Gás é o mesmo disponibilizado para o pagamento do Bolsa Família. Sendo assim, os depósitos cairão na conta de quem recebe o benefício a partir do dia 14 de abril.
Devido às mudanças recentes no programa social, não há informações precisas sobre o número de famílias que serão beneficiadas pelo programa para compra do gás de cozinha.
Para determinar o valor da parcela em abril, a agência precisa calcular a média do preço do gás em todo o país entre os meses de outubro/2022 e março/2023. Portanto, o valor oficial para o mês de abril, será de R$ 107,69.
Quem pode receber o benefício?
Assim, para receber o Auxílio Gás é preciso cumprir algumas exigências do governo federal:
As famílias de baixa renda, para receber o auxílio Gás, precisam estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único). Para isso, terá que comprovar uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.
Beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo, também terão direito ao auxílio gás.
Os benefícios do Bolsa Família não serão computados no cálculo do limite da renda familiar mensal dos solicitantes do auxílio gás.
- Residir no mesmo domicílio com familiares que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social;
- Idosos com 65 anos, ou mais, ou pessoas com deficiência que comprovem situação de vulnerabilidade econômica e social também terão direito ao auxílio;
- Terão preferência para receber o auxílio, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medidas protetivas de urgência.
Calendário de pagamento do Auxílio Gás
- NIS com final 1: 14 de abril;
- NIS com final 2: 17 de abril;
- NIS com final 3: 18 de abril;
- NIS com final 4: 19 de abril;
- NIS com final 5: 20 de abril;
- NIS com final 6: 24 de abril;
- NIS com final 7: 25 de abril;
- NIS com final 8: 26 de abril;
- NIS com final 9: 27 de abril;
- NIS com final 0: 28 de abril.