Abono natalino do Bolsa Família é confirmado para estes estados

Ao menos uma parte dos usuários que fazem parte do Bolsa Família terão o direito de receber o abono natalino. Entenda como são os pagamentos

Com a chegada do final de ano, muitos usuários do Bolsa Família já começam a pensar no abono natalino. Este é um adicional normalmente pago a trabalhadores formais ao final de cada ano, e normalmente no mesmo valor do salário que eles recebem.

Mas o fato é que nem todos os usuários do Bolsa Família conseguirão receber o abono natalino em questão. De acordo com as informações oficiais, apenas alguns estados da federação decidiram liberar o saldo extra para os beneficiários do programa social.

Estados que liberaram o abono natalino

Apenas duas unidades da federação decidiram liberar o 13º salário do Bolsa Família. Uma deles é a Paraíba. Uma decisão do governo estadual prevê a liberação de um saldo extra no valor de R$ 64 que será pago aos usuários do programa social.

O outro estado é o vizinho Pernambuco, que costuma realizar o pagamento do 13º salário há alguns anos e que deve manter a tradição. No caso de Pernambuco, no entanto, os repasses do adicional só devem ocorrer em 2024, e no valor de R$ 150.

Destaques sobre *** por e-mail

E o abono para o resto do país?

Para os usuários das demais unidades da federação não há previsão de pagamentos do 13º salário para este ano de 2023. A informação, aliás, já foi confirmada por membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Em entrevista recente, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, falou sobre o tema.

“Na verdade, o 13º só foi pago em um ano, muito mais como uma promessa de campanha. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, explicou ela.

“O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil.”

“Então, obviamente, não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”, completou.

Bolsa Família de novembro

Neste mês de novembro, os pagamentos do Bolsa Família serão retomados já nesta sexta-feira (17). Veja o detalhamento de datas no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS terminado em 1: 17 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 2: 20 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 3: 21 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 4: 22 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 5: 23 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 6: 24 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 7: 27 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 8: 28 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 9: 29 de novembro;
  • Usuários com NIS terminado em 0: 30 de novembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis