Beneficiários podem seguir com pagamentos mesmo com aumento de renda per capita

Esse assunto é discutido por Caroline Paranayba, diretora de benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS
- Anúncio -

O mecanismo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em 2023 garante que os beneficiários do programa sejam pagos mesmo se a renda per capita de uma família aumentar por meio de um emprego formal.

Esse assunto é discutido por Caroline Paranayba, diretora de benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, no episódio  do Fala MDS desta sexta-feira (19.07).

Segundo Caroline Paranayba, quase 3 milhões de famílias estão nesta regra.

Destaques sobre *** por e-mail

“Agora, no mês de julho, mais de 2,8 milhões famílias estão em Regra de Proteção. Ou seja, elas têm renda, elas aumentaram a sua condição de renda, mas ainda estão sendo acompanhadas pelas medidas de proteção social e proteção de renda do Governo Federal”.

A diretora ainda completou: “Então, elas têm a garantia do nosso suporte, do nosso acompanhamento. Inclusive as crianças e adolescentes seguem acompanhadas pelas condicionalidades do programa”.

- Anúncio -

De acordo com a Regra de Proteção do Bolsa Família, famílias que recebem um aumento de renda mensal superior a R$218 por pessoa da família continuarão sendo acompanhadas e receberão benefícios. Isso significa que esse aumento de renda não pode exceder meio salário mínimo por família.

Os beneficiários da Regra de Proteção passam a receber 50% do valor regular do Bolsa Família por até 24 meses.

“As famílias podem esclarecer dúvidas em nossa rede de atendimento, procurando o setor responsável pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único para entender qual a renda expressa no CadÚnico, se houve alguma atualização automática, a situação do seu benefício e o valor”, continuou a diretora.

E finalizou: “Essas informações podem ser obtidas tanto pela família, na central de relacionamento do MDS, quanto pelo setor responsável pelo Bolsa Família de cada cidade”.

- Anúncio -

Vale lembrar que os episódios deste e outros do Fala MDS podem ser encontrados no Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. Os episódios do podcast são publicados todas as sextas-feiras.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis