Bolsa Família: estas pessoas podem perder benefício em novembro

Governo lançou um alerta para pessoas que recebem o Bolsa Família mas que não atualizam o sistema do Cadúnico
- Anúncio -

Boa parte dos usuários do Bolsa Família corre o sério risco de perder o direito de receber o benefício nesse mês de novembro. Ao menos é o que dizem os dados oficiais do próprio governo federal divulgados no decorrer dessa semana.

No governo federal, por exemplo, estima-se que mais da metade dos beneficiários do Bolsa Família poderão ter o benefício bloqueado, suspenso até mesmo cancelado.

Isso acontece porque na capital federal cerca de 195 mil inscritos no programa ainda não tiveram a atualização do acompanhamento de saúde gratuito do segundo semestre de 2024. Esse número corresponde a 55,25% do total de usuários nessa unidade da federação.

Realizar o acompanhamento de saúde é um passo fundamental para que o cidadão siga recebendo o Bolsa Família. Trata-se de uma condicionante. Na prática, isso significa que o cidadão precisa realizar esse procedimento para continuar recebendo o benefício. 

O que fazer para não perder o Bolsa Família

Se você não quer correr o risco de perder o Bolsa Família, saiba que precisa realizar o procedimento de acompanhamento de saúde.

No caso específico do Distrito Federal, por exemplo, para garantir esse direito, gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças com menos de 7 anos de idade precisam comparecer à unidade básica de saúde mais próxima de casa e resolver essas pendências.

O Distrito Federal possui atualmente 176 UBSs, que estão distribuídas por todas as regiões.

Ao chegar na unidade mais próxima da sua residência, o cidadão precisará apresentar ao profissional de saúde um documento de identificação com foto, além do cartão do Bolsa Família.

No caso específico das gestantes, também é necessário levar a caderneta de pré-natal. Já no caso das crianças, também é preciso apresentar o cartão vacinal.

Embora a pasta não tenha divulgado a data limite para a realização desse procedimento de acompanhamento de saúde, a principal dica é não deixar essa tarefa para depois, e realizar o processo o quanto antes. 

Pagamentos de novembro

Em novembro, os pagamentos do Bolsa Família serão retomados na próxima quinta-feira (14). Assim como nos meses anteriores o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (14);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (29).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis