O que diz o governo sobre possibili dade de bloqueio no Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família temem que o governo federal tenha que bloquear o orçamento do Bolsa Família nos próximos meses
- Anúncio -

Se existe um ponto que está unindo todos os mais de 21 milhões de usuários do Bolsa Família neste momento, é o temor da exclusão do programa. Afinal de contas, notícias sugerem que o governo federal poderia bloquear parte do orçamento destinado ao benefício.

Esse temor não existe sem sentido. No final do ano passado, o congresso nacional aprovou o plano de orçamento do governo federal indicando um corte em programas sociais, e um aumento no valor destinado aos gastos com as emendas parlamentares.

No início de 2024, o governo corrigiu o problema, e voltou a bloquear as emendas parlamentares para aplicar em programas sociais como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e até mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica.

O problema é que o congresso nacional ainda não desistiu do dinheiro. Em entrevistas recentes, vários parlamentares afirmaram que podem derrubar o veto de Lula, ou seja, retirar o dinheiro dos programas para pagar as emendas parlamentares.

O que diz o governo federal sobre o bloqueio do Bolsa Família

Mas afinal de contas, o que diz o governo federal sobre este tema? Existe mesmo alguma chance de bloqueio do orçamento do Bolsa Família neste momento? O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi perguntado sobre o tema.

De acordo com ele, os usuários do Bolsa Família devem ficar tranquilos porque não existe nenhuma possibilidade de bloqueio no programa social. Ele garantiu ainda que o governo federal está trabalhando em uma resposta para agradar o Congresso Nacional.

“(Se) Colocar R$ 5 bi precisa de tirar de algum lugar, tirou do vale gás, bolsa família. Aquela escola não funcionará o ano inteiro, se o valor for mantido. Se a gente mantiver isso, quer dizer que em julho ou agosto esse órgão ou universidade irá parar” disse o Ministro.

“Por isso houve o veto, estamos dialogando e estamos buscando alternativas de atender as demandas solicitadas sem sacrificar eventualmente o funcionamento de órgãos tão essenciais ou de funções sociais tão importante, como o Vale Gás, o Bolsa Família”, completou.

O Bolsa Família

O Bolsa Família, aliás, segue fazendo pagamentos nesta semana. Nesta terça-feira (27), os repasses estão sendo depositados nas contas dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 8.

Ainda nesta semana, outros grupos devem receber o dinheiro. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS terminando em 1: 16 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 2: 19 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 3: 20 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 4: 21 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 5: 22 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 6: 23 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 7: 26 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 8: 27 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 9: 28 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 0: 29 de fevereiro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis