Cadastro Único: como se inscrever e ter acesso aos benefícios? Confira!
O Cadastro Único é um importante mecanismo para mapear as famílias de baixa renda no Brasil, sendo a base para muitos benefícios do governo. Por isso, quem deseja receber alguma ajuda ou entrar nesse radar federal, se cadastrar no CadÚnico é o primeiro passo a se dar.
Como se inscrever no Cadastro Único em 2022?
Com a pandemia, o CadÚnico, como muitos o chamam, mostrou-se com um importante aliado dos brasileiros. Afinal proporcionou o pagamento do Auxílio Emergencial para milhões de pessoas.
Além do mais, desde a época do Bolsa Família, esse banco de dados sempre foi a base para o recenciamento das famílias que se enquadram nos critério de transferência de renda. Para 2022, o Cadastro Único continua com um valor inquestionável, auxiliando na entrega do Auxílio Brasil, que é o novo programa do governo, que substitui o Bolsa família e o Auxílio Emergencial. Mas como fazer parte desse banco de dados?
Bem, mas o primeiro ponto a se levantar, é justamente a impossibilidade de se realizar o cadastro através da internet. Por isso, é necessário ficar atento a essa questão, para não cair em golpes, que são bastante comuns em relação a esses benefícios.
Assim, o único meio de se cadastrar no Cadastro Único é por meio do CRAS, que é o Centro de Referência da Assistência Social. Normalmente, cada cidade possui seu próprio centro, e é a ele que o cidadão deve recorrer, ou ao da cidade mais próxima (caso não haja essa opção).
Nesse caso, o responsável familiar deve se dirigir até o CRAS, de posse dos documentos pessoais de todos os integrantes da família, bem como também do comprovante de residência. Essa é alternativa oferecida pelo governo, dando mais segurança a essa coleta de dados.