Cadúnico: veja como agendar atendimento no CRAS em Brasília
Veja como agendar atendimentos nos CRAS de Brasílias para resolver pendência relacionadas aos cadastros no Cadúnico e em benefícios sociaisA Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Brasília está agendando nesta semana atendimentos nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Estes são os postos que funcionam com o intuito de resolver problemas e pendências dos cidadãos no Cadúnico e em uma série de benefícios sociais.
Segundo as informações oficiais, os agendamentos são válidos para a terça (3) e para a quarta (4) desta semana, e servem para atendimentos presenciais em 17 CRAS que estão posicionados em unidades das agências do Banco de Brasília (BRB). Os serviços estão sendo oferecidos na parte da manhã.
Este postos foram montados para agilizar o processo de atendimento nos centros do Cadúnico.
Vale lembrar que as pessoas que possuem cadastro ativo e atualizado nesta lista possuem naturalmente mais chances de receber benefícios sociais pagos pelas mais variadas esferas de governo como o Auxílio Brasil, DF Social ou o Cartão Prato Cheio, por exemplo.
Veja abaixo a lista com os endereços das agências que estão participando desta ação:
- BRB Ceilândia Norte: QNN 25 Conjunto C lote 2/4;
- BRB Ceilândia: CNM 1, Bloco B – Ceilândia Centro;
- BRB Samambaia: QN 206, Lote 1, conjunto A;
- BRB Paranoá: Praça Central Área Especial lote 2;
- BRB Santa Maria: Quadra Central 1, Lote 10, bloco B;
- BRB Planaltina : SHD Bloco J/A – Setor Comercial Central;
- BRB Vila Buritis: Quadra 2 , conjunto B, lote ST, Residencial Leste Vila Buritis;
- BRB São Sebastião: Centro de Múltiplas Atividades, Lote 6, Centro;
- BRB Recanto das Emas: Quadra 203, Lote 15, Avenida Recanto das Emas;
- BRB Taguatinga: C8, Setor Comercial Central, Lotes 13/14 e 29/30, Taguatinga;
- BRB Taguatinga Norte: CNG 4, Lotes 17/18;
- BRB Taguatinga Sul: CSD 06, Lote 24;
- BRB Brazlândia: Quadra 3, Bloco B, Lotes 6/10, Setor Norte;
- BRB Gama: SCC Bloco 1, Lotes 1/19;
- BRB Sobradinho II: Avenida Central, Conj. 6;
- BRB Riacho Fundo: AC 03, Lote 10;
- BRB Estrutural: ST Área Especial SCIA – Cidade Estrutural.
Quem pode fazer parte do Cadúnico?
O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade do social. Como dito, esta lista serve de base para que os governos selecionem os cidadãos que podem receber benefícios sociais.
Embora seja uma lista do Governo Federal, a responsabilidade da gestão das entradas é das prefeturas. Assim, o cidadão que deseja entrar no cadastro precisa contatar o seu município. No caso do Distrito Federal, a gestão é feita pela Secretaria ligada ao governador Ibaneis Rocha (MDB).
Podem entrar no Cadúnico, as pessoas com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou pessoas com renda mensal familiar total de até três salários mínimos. Famílias que recebem acima destes valores, mas que sejam público alvo de programas, benefícios e serviços específicos também podem fazer parte.
Cidadãos que estão em situação de rua também podem entrar na lista. Note que em todos os casos, a simples entrada no Cadúnico não garante automaticamente o recebimento de nenhum programa social. De toda forma, o cidadão passa a ter mais chances de seleção.