Enem 2024: inscrições somente até esta sexta, dia 14
Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que prazo foi prorrogado para que mais estudantes possam participarAs inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram prorrogadas e seguem até o dia 14 (sexta-feira), segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Antes, o prazo terminaria no dia 7.
Segundo o ministro, as inscrições foram prorrogadas para que mais estudantes tenham a oportunidade de participar do Enem.
Santana afirmou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe se inscreveram no Enem.
As avaliações vão ocorrer em 3 e 10 de novembro, com a divulgação do gabarito oficial prevista para 20 de novembro. Espera-se que os resultados sejam publicados em 13 de janeiro de 2025.
As inscrições devem ser feitas no site enem.inep.gov.br/participante. O pagamento da taxa de inscrição (R$ 85) pode ser realizado até 19 de junho.
O Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado na Página do Participante em data a ser anunciada. Este cartão contém informações como o número de inscrição, data, horário e local do exame, opção de língua estrangeira, e indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.
O edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União na no dia 13 de maio, mesma data em que foram divulgados os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a entidade responsável pela organização do exame.
Como serão as provas?
O edital estabelece que o exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. Existem quatro áreas de conhecimento que serão avaliadas.
A primeira, que engloba linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, inclui as disciplinas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
A segunda área de conhecimento, ciências humanas e suas tecnologias, abrange as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão avaliados conteúdos de química, física e biologia.
A quarta e última área de conhecimento é a matemática. Segundo o Ministério da Educação, a estrutura do exame é baseada em matrizes de referências que estão disponíveis no portal do Inep. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, redação, códigos e ciências humanas e suas tecnologias.
Os candidatos terão um total de cinco horas e 30 minutos para responder às questões. O segundo dia será reservado para a aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A duração da aplicação será de cinco horas.
Cronograma
- Período de inscrições: De 27 de maio a 14 de junho
- Período para pagamento da taxa de inscrição: De 27 de maio a 19 de junho
- Datas das provas: 3 e 10 de novembro
- Data de divulgação do gabarito oficial: 20 de novembro
- Data prevista para divulgação do resultado da prova: 13 de janeiro de 2025