Salário mínimo terá aumento real em 2024? Veja o que se sabe
Aumento real do salário mínimo foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), confirmou que o salário mínimo de 2024 será elevado dos atuais R$ 1.320 para R$ 1.412. O novo valor começará a valer já a partir de janeiro para milhões de trabalhadores de todas as regiões do país.
Esta indicação de aumento já foi aprovada pelo congresso nacional na última semana, e portanto, já está oficialmente confirmada. Estamos falando de uma elevação de R$ 92, ou de quase 7% considerando o patamar atual.
O aumento real do salário
Sim. O aumento de quase 7% no salário mínimo pode ser lido como uma elevação real do valor, assim como prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado.
A valorização do salário mínimo foi uma política implementada pelos governos do PT, mais precisamente no ano de 2005, e interrompida durante os governos de Michel Temer (MDB), e de Jair Bolsonaro (PL), entre os anos de 2016 e 2022.
"Se não tivesse existido as políticas iniciadas em 2005 pelo primeiro governo Lula, o salário mínimo seria de R$ 742 hoje. Caso os governos antecessores não tivesse descontinuado a valorização, o mínimo do próximo ano seria R$ 1.492. Isso é para ter dimensão da capacidade de aumento", disse o ministro Marinho.
O Plano de Valorização do salário mínimo
Vale lembrar que a partir do ano de 2024, o governo federal vai considerar a nova Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo para definir o valor do piso nacional todos os anos. A ideia é considerar sempre dois fatores:
A inflação do ano anterior;
O Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Como houve uma mudança na projeção da inflação definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fato é que esta mudança impactou no valor que precisa ser pago para o salário mínimo.
Histórico de valorização
Abaixo, você pode conferir a evolução do valor do salário mínimo no decorrer dos últimos anos:
2024: R$ 1.412 em janeiro - aumento de 6,9%;
2023: R$ 1.302 em janeiro - aumento de 7,5% / R$ 1.320 a partir de maio - aumento de 1,4%;
2022: R$ 1.212 - aumento de 10,18%;
2021: R$ 1.100 - aumento de 5,26%;
*Segundo ajuste 2020: R$ 1.045 - aumento de 0,58%;
Jan 2020: R$ 1039 - aumento de 4,11%;
2019: R$ 998 - aumento de 4,61%;
2018: R$ 954 - aumento de 1,81%;
2017: R$ 937 - aumento de 6,48%;
2016: R$ 880 - aumento de 11,68%;
2015: R$ 788 - aumento de 8,84%;
2014: R$ 724 - aumento de 6,78%;
2013: R$ 678 - aumento de 9%;
2012: R$ 622 - aumento de 14,13%;
2011: R$ 545 - aumento de 5,88%;
2010: R$ 510 - aumento de 9,68%;
2009: R$ 465 - aumento de 12,05%;
2008: R$ 415 - aumento de 9,21%;
2007: R$ 380 - aumento de 8,57%;
2006: R$ 300 - aumento de 16,67%;
2005: R$ 260 - aumento de 15,38%;
2004 :R$ 260 - aumento de 8,33%;
2003; R$ 240 - aumento de 20%;
2002: R$ 200 - aumento de 11,11%;
2001: R$ 180 - aumento de 19,21%;
2000: R$ 151 - aumento de 11,03%;
1999: R$ 136 - aumento de 4,62%;
1998: R$ 130 - aumento de 8,33%;
1997: R$ 120 - aumento de 7,14%;
1996: R$ 112 - aumento de 12%;
1995: R$ 100 - aumento de 42,86%;
1994: R$ 70 - aumento de 8,04%;
1994: R$ 64,79.
