Como consultar e quais as datas da restituição do IR 2022?

Na próxima semana será liberado o 3° lote. Veja como consultar

Os contribuintes já podem consultar o 3° lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física nesta sexta-feira, dia 22. O acesso, que deve ser feito pela plataforma Gov.br, pode ser feito a qualquer momento e permite verificar a situação da declaração e o cronograma de pagamentos.

Esta semana será apenas para consulta, pois o dinheiro será liberado e depositado na conta indicada na declaração. Neste ano, a Receita Federal irá realizar o pagamento das restituições em cinco lotes, que são os seguintes:

  • 1º lote – 31 de maio de 2022;
  • 2º lote – 30 de junho de 2022;
  • 3º lote – 29 de julho de 2022;
  • 4º lote – 31 de agosto de 2022; e.
  • 5º lote – 30 de setembro de 2022.

Restituição do Imposto de Renda

Os lotes de restituição do Imposto de Renda possuem critérios legais de prioridade. Os idosos vêm em primeiro lugar, seguidos dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, depois, os demais contribuintes. Se houver empate nos critérios, a prioridade é para quem entregou a declaração primeiro.

Destaques sobre *** por e-mail

Os pagamentos foram iniciados em 31 de maio e o segundo lote também já foi pago em 30 de junho. Outros três lotes terão seus valores creditados ao longo de 2022.

É possível ao contribuinte verificar a atual situação de sua declaração e conhecer mais sobre o serviço. Ao entrar na página, ele deve clicar no botão “iniciar”, de cor verde no destaque na tela e, na nova janela, inserir os dados e avançar. 

Outros serviços digitais da plataforma GOV.BR podem ser acessados por meio da opção “serviços” no menu do site.

Quem tem direito à restituição do IR?

A restituição do Imposto de Renda depende diretamente dos ganhos e despesas do contribuinte. Isso acontece porque ele efetua o pagamento mensalmente ao longo do ano, por meio do que conhecemos como imposto retido na fonte. Assim, ao declarar seus rendimentos e gastos, a Receita Federal analisará e definirá se cabe ou não a restituição.

Sendo assim, quanto maior forem os custos que o contribuinte teve durante esse tempo, maior será o valor restituído. Dessa forma, o trabalhador que teve seu imposto retido na fonte, e a contribuição foi superior à esperada, terá direito à restituição.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis