sexta-feira,
24 de outubro de 2025

É preciso declarar empréstimos no Imposto de Renda?

Entender as regras do Imposto de Renda evita transtornos futuros com a Receita Federal

- Anúncio -

O Imposto de Renda  é um tributo existente em vários países, em que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma certa percentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

Todavia, existem muitas dúvidas sobre como realizar uma declaração do Imposto de Renda corretamente, existem muitos pontos que o contribuinte deve se informar para evitar erros e conseguir declarar sem cair na malha fina.

Enviar a sua declaração antes de outros declarantes é fundamental se você está preocupado com o recebimento da sua restituição nos primeiros lotes.  Estes têm pagamentos entre os meses de maio e junho.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Entretanto, só enviar antes de outros contribuintes não é suficiente, sendo extremamente necessário transmitir uma declaração sem erros. Por este motivo, tirar todas suas dúvidas é algo indispensável.

A importância de uma declaração sem erros

Transmitir a sua declaração nos primeiros dias vai te ajudar a receber a sua restituição antes de outros contribuintes, outra dica é optar por receber esses valores no PIX e/ou escolher a declaração pré-preenchida, isso vai te ajudar a ganhar um certo tipo de prioridade.

As declarações devem ser transmitidas sem erros, afinal, desta maneira você conseguirá receber a sua restituição antes de outros contribuintes e já não terá mais preocupação com o envio dessa obrigação.

Portanto, tire todas as suas dúvidas e não deixe de declarar corretamente. Isso será determinante para fugir da Malha Fiscal, que é popularmente conhecida como Malha Fina, ter atenção e estar vai garantir que você transmita essa obrigação antes de outros contribuintes.

É preciso declarar empréstimos no Imposto de Renda?

Com base nas regras de 2024 (como as regras desse ano ainda não foram divulgadas), os empréstimos e financiamentos que ultrapassem R$ 5 mil devem ser informados na declaração do Imposto de Renda, sejam realizados em instituições financeiras ou não.

Se você solicitou um empréstimo e está devendo, será preciso lançar o valor na ficha de “Dívidas e Ônus Reais”. O declarante também terá que informar a situação do empréstimo em 31 de dezembro de 2023 e em 31 de dezembro de 2024.

Agora, se você realizou o empréstimo, será preciso declarar na ficha de “Bens e Direitos”. Informe os dados no “Grupo 05 – Créditos” e na opção “01 – Empréstimos Concedidos”.

Como declarar Imposto de Renda 2025

Se você precisa declarar o IR, siga estas etapas:

  1. Baixe o Programa da Receita Federal: O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita.
  2. Reúna os Documentos Necessários: Comprovantes de rendimento, extratos bancários, carnês de IPTU, recibos de despesas dedutíveis, entre outros.
  3. Em seguida preencha os Dados: Insira todas as informações solicitadas, como rendimentos, bens, despesas dedutíveis e dependentes.
  4. Revise as Informações: Certifique-se de que todos os dados estão corretos para evitar erros que possam levar à retificação.
  5. Envie a Declaração: Após o preenchimento, envie a declaração pela internet e guarde o comprovante.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual seu nível de experiência com o IR?

Iniciante
Anual
Avançado

Qual seu principal objetivo este ano?

Declarar
Restituir
Regularizar

Sua principal fonte de renda é?

Salário
Autônomo
Investimentos

Como você se sente sobre a declaração?

Preparado
Confuso
Atrasado