Imposto de Renda: 2º lote da restituição tem data divulgada
Receita Federal já divulgou os detalhes sobre os pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Veja detalhesA espera está chegando ao fim. No próximo dia 21 de junho, a Receita Federal vai abrir o processo de consulta aos nomes dos contribuintes selecionados para os pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda.
Neste primeiro momento, no entanto, os cidadãos poderão apenas confirmar se estão entre os usuários selecionados. Os pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda devem acontecer de fato apenas no dia 28 de junho, ou seja, uma semana depois.
Consultando a restituição
No dia 21, não será preciso sair de casa para saber se você está entre os selecionados para o recebimento da restituição do Imposto de Renda. Esta consulta poderá ser feita a partir das 10h, através do site da própria Receita Federal.
Abaixo, você pode conferir um passo a passo para realizar a consulta:
- Acesse o site da Receita Federal;
- clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Logo depois, em “Consultar a Restituição”;
- Insira seus dados básicos.
O primeiro lote
O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda foi liberado ainda no último dia 31 de maio. Naquela ocasião, milhares de brasileiros receberam o saldo em suas contas de maneira automática. Abaixo, você pode ver a lista de cidadão atendidos.
- 258.877 idosos acima de 80 anos
- 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 162.902 contribuintes com deficiência ou doença grave
- 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 886.260 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul
- 787.747 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.
Ao longo deste ano de 2024, a Receita Federal pretende liberar cinco lotes da restituição do Imposto de Renda. Assim, se você não for selecionado para as suas primeiras rodadas, ainda terá outras três chances de receber o dinheiro.
Veja no calendário abaixo:
- 1º lote de restituição – pagamento em 31 de maio;
- 2º lote de restituição – pagamento em 28 de junho;
- 3º lote de restituição – pagamento em 31 de julho;
- 4º lote de restituição – pagamento em 30 de agosto;
- 5º lote de restituição – pagamento em 30 de setembro.
O pagamento da restituição
No dia 28, a Receita Federal vai enviar a restituição para as contas que foram informadas pelos próprios contribuintes no momento da declaração do Imposto de Renda. Quem optou por receber o saldo por Pix, vai receber o dinheiro na chave que foi informada.
Caso a conta ou a chave não existam mais por algum motivo, o dinheiro da restituição será enviado ao Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte terá que se dirigir até uma agência bancária desta instituição financeira para reaver a quantia.