Imposto de Renda: 5º lote da restituição está na conta. Veja quem recebe

De acordo com as informações da Receita Federal, 5º lote da Restituição do Imposto de Renda já está na conta dos contribuintes

Contribuintes de todo o país já podem movimentar o valor correspondente ao 5º lote da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2024. De acordo com as informações oficiais, o saldo está na conta desde as primeiras horas da manhã, e já pode ser movimentado.

O 5º lote da restituição do Imposto de Renda atendeu pouco mais de 500 mil brasileiros de todas as regiões. Os grupos contemplados foram os seguintes:

  • 11.188 idosos acima de 80 anos
  • 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 201.381 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
  • 106.289 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários.

O pagamento da restituição

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda são realizados de maneira automática na mesma conta que foi informada pelo próprio cidadão no momento da declaração deste ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Se você optou por receber o saldo via Pix, a liberação também acontece de maneira automática na mesma chave que foi informada no momento da declaração.

Caso a sua conta ou chave pix não exista mais por algum motivo, a Receita Federal libera a restituição para o Banco do Brasil. Nesse caso, basta procurar uma agência BB mais próxima da sua residência para reaver a quantia.

Vale lembrar que o valor da restituição varia a depender de cada caso. O contribuinte tem o poder decidir como vai gastar esse dinheiro.

Não recebi os valores

O 5º lote dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda foi também o último repasse regular. Isso significa que as pessoas que não receberam em nenhum dos lotes, possivelmente estão na chamada malha fina. Quem está nessa situação, não pode receber o dinheiro.

O contribuinte que caiu na malha fina precisa consultar a informação sobre o assunto através do portal e-cac, sem precisar sair de casa. Por esse sistema, o cidadão poderá entender o que fez de errado para cair nessa situação. Na grande maioria dos casos, o problema é resolvido através do envio de uma declaração retificadora.

Caso o contribuinte consiga regularizar sua situação junto ao Fisco, ele volta automaticamente para chamada fila de espera da restituição, e pode voltar a receber o saldo nos próximos meses.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é procurar um contador de sua confiança, para que ele explique qual é o melhor procedimento a seguir para voltar a receber a restituição do Imposto de Renda.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis