Imposto de Renda: o que é malha fina e como evitar cair nela?
Malha fina é um dos pontos mais temidos no processo de declaração do Imposto de Renda. Saiba o que significa e o que fazer para não cair nelaVocê certamente já leu, ouviu ou até mesmo viu algum amigo conversando sobre a “malha fina”. Trata-se de um termo muito usado nos últimos dias, e que tira o sono de muitos contribuintes do Imposto de Renda. Muitas pessoas, no entanto, não sabem exatamente o que significa este termo.
E não há nenhum problema em não conhecer o conceito, desde que o cidadão procure rapidamente saber o que é. Afinal de contas, é importante conhecer o significado da malha fina até mesmo para tentar entender como funciona, e mais importante ainda, como se livrar dela.
O que é a malha fina?
Malha fina nada mais é do que o nome popular dado a “malha fiscal”. De uma maneira geral, podemos dizer que ela ocorre quando a declaração do Imposto de Renda enviada por determinado cidadão conta com alguma inconsistência em seus dados.
Sempre quando um cidadão envia a sua declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal confere todos os dados. O sistema faz uma comparação entre as informações enviadas pelo contribuinte, e aquelas que são recebidas de outras entidades que também enviam as suas declarações.
São analisados dados de empresas que empregam trabalhadores que atuam como CLT, plano de saúde, bancos, empresas de cartão de crédito e imobiliárias, por exemplo.
Quando a informação fornecida pelo cidadão não “bate” com aquela que chegou de outras fontes, a conta do contribuinte passa por uma espécie de “peneira”. A partir daí, o cidadão passa por uma análise ainda mais profunda. Enquanto esta análise ocorrer, eles não podem receber a restituição.
Como saber se caí na peneira
Não é necessário sair de casa para saber se o cidadão caiu ou não na malha fina. Basta abrir o sistema do e-CAC ou mesmo o app do Imposto de Renda. É importante ter uma conta gov.br nível prata ou ouro para realizar este procedimento.
Dentro da sua conta, que poderá ser acessada pelo seu login, o indivíduo poderá saber se caiu na malha fina, e qual foi o motivo que fez com que a Receita Federal tomasse esta decisão.
Se você estiver na malha fina porque cometeu algum erro na declaração, basta solicitar uma retificação do documento enviado, desde que ainda não tenha recebido o chamado termo de intimação.
Declaração do Imposto de Renda
Para evitar cair na malha fina, é importante pesquisar bem os dados da sua vida financeira antes de enviar a sua documentação. Caso o cidadão tenha dificuldades com o procedimento, uma dica importante é solicitar a ajuda de um contador profissional.