Ótima notícia! Veja como receber a sua restituição do IR 2023 mais cedo
Restituição via Pix e Declaração Pré-Preenchida são duas formas de antecipar. EntendaAs declarações do imposto de renda começaram no mês de março e seguem até o dia 31 de maio. Contudo, você sabia que há maneiras de obter a sua restituição mais cedo? Uma informação já conhecida é que como nos anos anteriores, o calendário de pagamentos será dividido em 5 lotes, sendo que o primeiro a prioridade é para idosos e professores.
Outra dica é que as declarações que chegam primeiro na Receita Federal (RF) também têm mais chances de restituição nos primeiros lotes. Isso porque o contribuinte que manda o documento primeiro, recebe o dinheiro de volta mais rápido, desde que não haja erros ou pendências na declaração.
Todavia, em 2023, há duas novas possibilidades de receber a sua restituição logo nos primeiros lotes. A primeira é a declaração pré-preenchida e a segunda é a restituição via Pix.
Acompanhe a leitura e fique por dentro.
Declaração pré-preenchida
Além de ser de fácil envio, quem optar por essa modalidade receberá os valores mais cedo. A pré-preenchida é um formato de declaração automatizado com dados já disponibilizados por fontes pagadoras e de despesas reunidas pela Receita.
Nela, os dados do IR ficam disponíveis ao contribuinte, que só precisa conferir as informações antes de enviá-las à Receita Federal. O processo de conferência dos dados precisa ser minuciosamente realizado para evitar a temida malha fina.
Também é importante salientar que só é possível utilizar o formato pré-preenchido quem já possui conta Gov.br níveis prata ou ouro.
Restituição Via Pix
A segunda maneira de receber antecipadamente é a utilização do Pix como método para recebimento da restituição. Disponível desde a declaração do ano passado, o Pix, agora, também contará como critério para prioridades.
A chave neste caso será obrigatoriamente o CPF, para excluir quaisquer chances de erros, já que o CPF também estará presente na declaração do contribuinte.
Datas dos Lotes de Restituição
Veja a seguir quando a Receita vai liberar os lotes deste ano:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.