Receita abre lote residual do IR de dezembro. Veja se você está na lista!
O crédito bancário é para os contribuintes que caíram na malha fina e acertaram as contas com o Fisco.A Receita Federal abriu na quinta-feira, dia 22, a consulta ao lote residual de restituições do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) referente ao mês de dezembro. As restituições somam R$ 903,3 milhões e serão liberadas no próximo dia 29. A nova leva vai contemplar mais de 488 mil contribuintes.
Do total, 4.613 têm mais de 80 anos, 31.743 entre 60 a 79, 3.718 possuem alguma deficiência física, mental ou grave e 11.433 têm o magistério como principal fonte de renda. Outros 437.130 contribuintes não prioritários foram contemplados pelo crédito.
Caso o valor da restituição não seja depositado na conta informada na declaração, como, por exemplo, se a conta estiver desativada, o dinheiro ficará disponível no Banco do Brasil e deve ser resgatado em até um ano.
O valor pago pelo Imposto de Renda varia de acordo com a taxa Selic, sendo baseada no mês seguinte após o prazo da entrega da declaração do tributo mais 1%.
Como consultar a restituição do IR?
Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal eCac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros na sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
E se você não estiver no lote?
Aos contribuintes que ainda não estiverem neste lote residual, a Receita informa que devem tirar extrato da declaração para saber sobre pendências.
Desta forma, basta entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Caso haja confirmação de pendência, há necessidade de enviar declaração retificadora. Feito isso, o próximo passo é esperar os demais lotes referentes aos contribuintes que caíram na malha fina.
O contribuinte pode entrar em contato pelos telefones da Central de Relacionamento BB: 4004-0001 para capitais. 0800-729-0001 para outras regiões e a linha de telefone exclusivo para deficientes auditivos, 0800-729-0088.