Restituição do IR: veja as datas de pagamento dos lotes em 2025
Veja como garantir prioridade com o PIX, fique por dentro das novas regras e confira o calendário dos lotes de 2025!A expectativa anual de milhões de contribuintes brasileiros gira em torno de um evento financeiro significativo: a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Para aqueles que declararam corretamente seus rendimentos e despesas dedutíveis, e tiveram imposto retido na fonte ou pagaram um valor maior do que o devido ao longo do ano-calendário de 2024, a restituição representa um alívio financeiro bem-vindo.
Se você está entre os contribuintes que esperam esse retorno, vale a pena se atualizar: este ano traz algumas mudanças importantes, especialmente nas regras de prioridade para o pagamento.
A seguir, confira tudo sobre os prazos, o calendário dos lotes e as novidades que podem influenciar diretamente o seu recebimento.
Entrega da declaração e prazos importantes
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda começou no dia 17 de março e vai até 30 de maio de 2025. Ficar atento a essas datas é essencial, principalmente porque quem declara mais cedo têm mais chances de receber a restituição nos primeiros lotes.
Datas de entrega:
- início: 17 de março de 2025
- prazo final: 30 de maio de 2025
Vale destacar que o programa para a realização da declaração já está disponível para download, facilitando o acesso às informações necessárias para o preenchimento correto.
Calendário de restituição do IR 2025
A restituição será paga em cinco lotes, com início no mesmo dia em que termina o prazo para entrega. Veja o cronograma completo:
- 1° lote – 30 de maio
- 2° lote – 30 de junho
- 3° lote – 31 de julho
- 4° lote – 29 de agosto
- 5° lote – 30 de setembro
Lembre-se: quanto antes você enviar sua declaração, maiores são as chances de estar entre os primeiros a receber. Então, se quiser aumentar suas chances de estar entre os primeiros lotes, não deixe para a última hora!
Novas regras de prioridade
Este ano, a Receita Federal atualizou os critérios para quem tem prioridade na restituição. Agora, além dos grupos já tradicionais, entram na lista também os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber via PIX.
Quem tem prioridade:
- pessoas idosas com mais de 80 anos
- pessoas idosas entre 60 e 79 anos
- quem tem deficiência física, mental ou doença grave
- professores cuja principal renda vem do magistério
- contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e PIX
- contribuintes que usarem qualquer uma das opções acima (pré-preenchida ou PIX)
Essas medidas buscam agilizar o pagamento para quem mais precisa ou facilita o processo de declaração.
Como consultar a restituição?
Os contribuintes podem acompanhar a situação da restituição diretamente no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo “Meu imposto de renda”.
A consulta é simples e exige apenas o CPF, ano da declaração e data de nascimento. Essa opção permite verificar em qual lote o contribuinte está incluído.