Agências do INSS não abrem nesta terça-feira. Veja como agir
Central telefônica e site do INSS podem ser utilizadosHoje, dia 15 de novembro, comemora-se a Proclamação da República e é feriado nacional. Dessa forma, as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estarão com as portas fechadas e não haverá expediente presencial.
A partir de amanhã, dia 16, o horário de funcionamento voltará ao normal. Mas não é preciso se desesperar, pois o segurado pode contar com a central telefônica 135 que funcionará normalmente. Os meios de atendimento eletrônicos também estarão disponíveis.
Por meio do atendimento eletrônico do 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter informações de pagamento. As ligações para o 135 são gratuitas.
O site Meu INSS pode ser acessado e nele é possível agendar perícia médica, emitir extratos de contribuições, simular o tempo que falta para a aposentadoria, consultar resultados de pedidos de benefícios, dentre os outros 90 serviços disponíveis.
Como ficam os bancos?
O Dia da Proclamação da República é um feriado nacional. Portanto, as agências bancárias também estarão fechadas nesta terça-feira, 15. Assim, não haverá compensação também.
Sendo assim, para realizar qualquer consulta ou saques, é preciso esperar até amanhã, quarta-feira, com o expediente normal.
Por que dia 15 de novembro é feriado?
Há 133 anos, militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país.
No centro do Rio de Janeiro, o Marechal Deodoro da Fonseca se juntou a tropas de rebelados e depôs o gabinete do imperador. No dia seguinte, Dom Pedro II partiu com a família em exílio para a Europa.
Desde 1949, 15 de Novembro é feriado nacional, regulamentado pela Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra.
Com a Proclamação da República, o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro presidente do Brasil. O país se tornou um Estado laico e o presidencialismo tornou-se o sistema de governo.