sábado,
25 de outubro de 2025

Cartão de Benefícios do INSS: entenda as vantagens

Receber proventos sem precisar entrar em filas de caixas eletrônicos

- Anúncio -

O cartão de benefício INSS é a forma de pagamento de benefícios previdenciários por meio de cartão magnético. Ou seja, aposentados, pensionistas e demais beneficiários têm esta facilidade para usufruir de seus recebimentos, sem precisar enfrentar filas de caixas bancários.

Com o novo cartão de benefício INSS é possível contrair crédito consignável com uma margem maior que seus recebimentos. Como, por exemplo, para contrair empréstimos ou financiamentos. Desse modo, confira quais vantagens e desvantagens desse novo cartão.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O que é o novo cartão de benefício do INSS?

Desde março deste ano passaram a valer as novas regras de crédito consignado para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Pela Medida Provisória (MP) 1.106/2022 ocorre aumento da margem de crédito consignado do INSS. 

O novo cartão de benefício INSS amplia a margem de crédito consignável, de 40% para 45% do valor dos benefícios. 

Porém, este aumento de 5% é destinado para a nova modalidade de crédito. Em outras palavras, o cartão é um produto oferecido aos segurados da Previdência Social, que aumenta em 5% o limite de crédito.

Um dos motivadores da medida é diminuir o endividamento da população, devido à alta da taxa de juros. Diante disso, o novo cartão de benefício INSS, com o aumento de 5% da margem para consignados, objetiva auxiliar esse tipo de situação, diminuindo a crise financeira da população. 

Visto que os juros de créditos consignados do INSS são menores, comparando-se ao mercado de crédito em geral. 

Em resumo, à sua margem de crédito de 40% para empréstimos e financiamentos foi acrescido 5%, que deve ser unicamente destinado para pagamentos de cartão de crédito. 

Desse modo, o novo cartão de benefício INSS é uma junção das duas modalidades de crédito: contratação de empréstimos e financiamentos (40%) e cartão de crédito (5%). 

Em suma, os segurados possuem 3 tipos de cartão: cartão-benefício, cartão de crédito consignado e cartão de benefício consignado.

Como funciona o novo cartão de benefício do INSS?

O novo cartão de benefício INSS pode ser solicitado o crédito e com desconto diretamente em sua folha de recebimentos. Sendo que as taxas oferecidas são, sobretudo, menores que as dos cartões de crédito convencionais.

Além do aumento de crédito consignável de 5%, apenas para uso na função de cartão de crédito. Também, esse cartão oferece outros benefícios, como descontos em farmácias conveniadas. 

Em suma, o novo cartão de benefício INSS é um produto exclusivo para aposentados, pensionistas e quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada). Sendo uma forma de liberar crédito para aqueles que já ultrapassaram a margem consignável, sendo de 40% dos recebimentos. 

Ainda mais, quem optar pelo novo cartão de benefício INSS pode também adquirir seguro de vida e auxílio-funeral, no valor mínimo de R$ 2 mil cada.  Lembrando ser um serviço facultativo e terá uma cobrança de taxa adicional. E será disponibilizado conforme as políticas da instituição bancária que a oferecerá. 

Na prática, nada mais é que o INSS normatizando o novo cartão de benefício, uma modalidade financeira que possibilita aos segurados contratar serviços.  Como, por exemplo, financiamento de bens, custeio de despesas de serviços e diversos outros benefícios, que incluem a concessão de cartão de crédito.

Pagamento de benefício por cartão magnético 

Por fim, saiba que o pagamento de benefícios do INSS por cartão magnético já existe desde 2020. Sendo o novo cartão de benefício INSS somente mais um produto oferecido pela previdência aos seus segurados.

Em suma, o pagamento por cartão magnético traz mais praticidade e segurança, tanto para Previdência quanto para o beneficiário. Pois, sendo o cartão pessoal e intransferível, dá credibilidade à transação realizada pelo recebedor. 

Atualmente, todos os pagamentos de benefícios previdenciários são realizados digitalmente, na conta corrente ou na conta-benefício. E o melhor, não há nenhuma taxa para isso.

Ainda que você não tenha nenhuma conta corrente em banco, terá o seu cartão magnético, para, então, utilizá-lo para saque de todo seu benefício. Neste caso, não será correntista bancário, mas, sim, terá um cartão para recebimento em sua conta-benefício. 

No entanto, se você preferir, poderá também fazer a transferência do benefício para uma conta corrente de sua preferência, mediante o pagamento das taxas de TED e DOC.

Já se você tem conta corrente em qualquer banco, seu dinheiro cairá direto na conta e, ainda, poderá utilizar o cartão na função débito. Ou seja, não é necessário sacar ou transferir para conta de terceiro o valor integral do benefício.

Por fim, o novo cartão de benefício INSS tem como principal objetivo que a população possa restabelecer o equilíbrio de suas finanças pessoais.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias