Como fica o funcionamento de bancos e o INSS no feriado da Independência
Atendimentos são suspensos na próxima quinta-feira. Contudo, alguns serviços retornam na sextaFeriado à vista essa semana! Na próxima quinta-feira, dia 07, comemora-se o Dia da Independência do Brasil. Muitos brasileiros, inclusive, devem esticar e vão “enforcar” a sexta-feira para aproveitar com a família e amigos.
Todavia, como ficam os atendimentos dos bancos e agências do INSS? É o que vamos mostrar a seguir. Confira!
Funcionamento das agências do INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficam fechadas no dia 7 de setembro (quinta-feira). Portanto, o atendimento também não ocorre pela Central Telefônica 135 no feriado para atendimento humano.
Todavia é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA).
Os cidadãos podem acessar mais de 100 serviços do INSS a distância e a qualquer hora pelo Meu INSS (aplicativo e site meu.inss.gov.br).
Por meio do canal, é possível requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial, além de tirar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô.
Funcionamento das agências bancárias
Quem vai precisar dos serviços bancários deve tomar precauções e procurar opções alternativas. isso porque o Dia da Independência não é reconhecido como um dia útil para os bancos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) portanto, ratifica que os bancos não abrem em dias de Feriados Nacionais.
Todavia, os bancos abrem na sexta-feira (08/09) normalmente, com o expediente iniciando e encerrando em seu horário previsto no horário normal das agências.
Caso você precise pagar contas, depositar ou efetuar qualquer transação presencial, pode buscar outras alternativas aos horários dos bancos neste Feriado da Independência. Pagamentos podem ocorrer pelo internet banking e aplicativos.
Aliás, os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas através destes meios digitais.
Portanto, fique atento e já programe as suas contas para não perder os prazos e evitar juros e correções.