Como ficaram as regras se eu quiser me aposentar em 2023 por idade?

Entenda o que a Reforma da Previdência modificou nas regras
- Anúncios -

Muitos brasileiros e brasileiras ainda têm dúvidas sobre as regras da aposentadoria do INSS. É compreensível, pois há mais de uma modalidade para se aposentar: por idade, por pontos, tempo de contribuição. Vamos esclarecer na leitura a seguir como ficou a aposentadoria por idade.

Com a chegada da Reforma da Previdência, a idade mínima para a mulher se aposentar em 2023 passa a ser de 62 anos. Para os homens, continua sendo exigida a idade mínima de 65 anos para ter direito ao benefício.

- Anúncios -

Elas para se aposentar neste ano vão precisar comprovar uma contribuição de pelo menos 15 anos junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Lembrando que para elas a idade mínima para se aposentar não sobe mais em 2023.

Neste ano, a regra de transição de pontos vai exigir a contribuição mínima de 30 anos para elas se aposentarem e eles 35 anos de contribuição. Neste caso, é necessário somar o tempo de contribuição com a idade. Em 2023, os homens vão precisar chegar a 100 pontos, e as mulheres a 90 pontos.

Regra da idade progressiva: Para se aposentar por esta regra, os períodos de contribuição continua sendo de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. Houve mudança na idade mínima. Os homens vão precisar estar com a idade de 63 anos e as mulheres 58 anos.

Destaques sobre *** por e-mail

Como solicitar a aposentadoria?

Para você solicitar a aposentadoria deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Sendo necessário informar o CPF e a senha.

Depois você deverá clicar em “novo pedido”, em “aposentadorias e CTC e pecúlio”, e escolher qual o tipo de aposentadoria que quer pedir. 

Lembrando que você deverá incluir a documentação pessoal e, em alguns casos, será necessário, documentos para ser possível a atualização dos vínculos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O prazo para conclusão do período de aposentadoria é de até 90 dias.

Regras para se aposentar em 2023

Pedágio de 50%

Quando a Reforma da Previdência entrou em vigor em 13 de novembro de 2019, a mulher que já havia contribuído junto ao INSS por pelo menos 28 anos, para poder se aposentar em 2023, vai precisar cumprir um pedágio de 50% do tempo que faltava para chegar aos 30 anos de contribuição. Não há idade mínima

Já os homens que já haviam contribuído com o INSS por 30 anos quando a reforma entrou em vigor, vai precisar cumprir um pedágio de 50% do tempo que faltava para chegar a 35 anos de contribuição. Não há idade mínima.

Nessa regra, há aplicação do fator previdenciário, índice que reduz o benefício de quem se aposenta cedo.

Pedágio de 100%

Para mulher se aposentar por essa regra, vai precisar estar com a idade de 57 anos em 2023 e cumprir um pedágio de 100% do tempo que faltava para chegar aos 30 anos de contribuição quando a reforma entrou em vigor (em novembro de 2019).

Já os homens vão precisar estar com 60 anos e cumprir um pedágio de 100% do tempo que faltava para chegar aos 35 anos de contribuição quando a reforma entrou em vigor (em novembro de 2019). Nessa regra, não há aplicação do fator previdenciário de 100%.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis