sábado,
25 de outubro de 2025

Como tirar o extrato do INSS para fins do IR 2023?

A emissão do documento é bastante simples e pode ser feita sem sair de casa

- Anúncio -

O extrato de rendimentos do INSS 2023 ajuda na declaração de valores do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023. O prazo para entrega da declaração termina no próximo dia 31 de maio. 

Esse extrato é, ainda, fundamental para o preenchimento adequado da declaração anual de ajuste do IRPF do aposentado ou pensionista. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Quer aprender como tirar o extrato do INSS a fim de declarar o IR 2023? Acompanhe!

Extrato do INSS 

Assim como outras fontes pagadoras e instituições financeiras, o Instituto Nacional do Seguro Social também disponibiliza um documento voltado para o preenchimento apropriado da declaração do Imposto de Renda: o extrato ou, ainda, o informe de rendimentos da autarquia.

O comprovante do INSS para o Imposto de Renda serve para que os contribuintes que receberam algum benefício do instituto durante o ano-calendário da declaração possam preencher o documento do Imposto de Renda sem dificuldade.

Como baixar o extrato do INSS 

O documento pode ser emitido pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma unidade física do instituto. Para isso siga as instruções:

  1. Entrar no portal Meu INSS ou acessar o aplicativo de mesmo nome;
  2. Insira login e senha ou, se esse for o seu primeiro acesso, forneça os dados solicitados na área de login e faça seu cadastro;
  3. Clicar na barra “Do que é que você precisa” e escolha a opção “Extrato para o Imposto de Renda” do lado esquerdo da página.
  4. Emita o documento.

O extrato do INSS também pode ser solicitado no banco em que o aposentado ou pensionista recebe seu benefício.

Outras rendas

O aposentado que vai declarar o IR 2023 e tiver outras fontes de rendimento não pode se esquecer de informá-las à Receita, sob pena de cair na malha fina. Aluguéis recebidos, pensão acumulada com aposentadoria e salário, caso esteja trabalhando, são rendimentos tributáveis.  

Mas atenção, pois o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sacado ao se aposentar e a renda recebida a partir dos 65 anos, até o limite legal garantido pelo fisco, é rendimento isento. 

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias