Estado do Rio de Janeiro promove mutirão para BPC/Loas
O objetivo é proporcionar atenção especializada por mutirões para pessoas com deficiência, a fim de conceder o BPC/LoasO Estado do Rio de Janeiro terá uma iniciativa inclusiva no mês de junho, sendo promovida pelo Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS.
O objetivo é proporcionar atenção especializada por mutirões para pessoas com deficiência, a fim de conceder o Benefício de Prestação Continuada, o BPC/Loas.
Assim, o INSS fez o planejamento de encontros semanais, sempre aos sábados, das 7h às 14h, em diversas agências tanto na capital como na região da Baixada Fluminense.
Serão oferecidas 1100 vagas para atendimento, sendo necessário o agendamento prévio por meio da central telefônica 135 ou pelo site do INSS.
Os candidatos passarão por uma avaliação social onde o assistente social do INSS investiga as condições familiares, financeiras e de saúde durante a entrevista.
Essa etapa funciona para determinar se a pessoa cumpre as exigências necessárias para a concessão do BPC.
Confira as vagas e locais dos mutirões:
- Na Praça da Bandeira (Centro) serão disponibilizadas 200 vagas
- Em Nova Iguaçu (Rua Estados Unidos 300) serão disponibilizadas 160 vagas
- No Engenheiro Trindade (Campo Grande) serão disponibilizadas 220 vagas
- Em São João de Meriti (Vilar dos Teles) serão disponibilizadas 80 vagas
- Em Duque de Caxias (Rua Marechal Deodoro 500) serão disponibilizadas 220 vagas
- Na Avenida Brasil (Irajá) serão disponibilizadas 220 vagas
Vale ressaltar a importância do agendamento prévio para facilitar o processo de atendimento e garantir que todos sejam assistidos.
Sobre o benefício
O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social é destinado para apoiar as pessoas com deficiência e os idosos que possuem renda per capita familiar menor do que um quarto de salário mínimo.
O auxílio garante um repasse mensal de R$ 1412,00 Para cobrir as necessidades básicas do beneficiário, além de não exigir a contribuição prévia ao INSS.
Os mutirões fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, sendo uma forma de agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera por esse benefício.