INSS: como acessar o extrato do CNIS? Saiba aqui!
Documento mostra todas as contribuições previdenciárias do seguradoNa hora de fazer a solicitação da aposentadoria no INSS é importante o segurado se atentar a todos os detalhes para não perder a chance de se aposentar com um bom valor.
Existe um documento que não é muito comentado e nem informado pelo INSS na hora da solicitação do seu benefício.
Mas essa leitura vai te esclarecer e ajudar a conseguir uma aposentadoria melhor no futuro. Quer saber qual é e como fazer? Acompanhe!
Extrato do CNIS
Trata-se do CNIS. O Cadastro Nacional de Informações Sociais que também chama-se “extrato CNIS” ou “extrato previdenciário”.
Ele é um documento muito importante para o segurado saber se está tudo certo com as suas contribuições para a Previdência Social.
Nesse documento tem um relatório completo com todos os registros de trabalho e, ainda, o histórico de pagamentos que foram feitos para a Previdência Social.
Como acessar o CNIS pela internet?
O segurado pode acessar o extrato previdenciário — CNIS pelo site ou aplicativo Meu INSS (Android ou iOS). Nesse sistema, é possível acessar, salvar em PDF ou imprimir.
No Meu INSS (site ou aplicativo), você deve seguir os seguintes passos:
- acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
- clique em “entrar com gov.br” e digite seu CPF para entrar ou criar sua conta (caso ainda não tenha cadastro);
- digite na caixa de pesquisa a palavra “extrato” e clique na opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.
Se o segurado encontrar erros nas informações do extrato CNIS, pode pedir a atualização dos dados pelo sistema Meu INSS. Isso pode até elevar o valor final da aposentadoria. Por isso, fique esperto!
Por fim, em caso de dúvidas, o segurado pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).