sexta-feira,
24 de outubro de 2025

INSS: ligação de celular para a central 135 será gratuita a partir de 2023

Ministério do Trabalho e Previdência abre licitação para empresa colocar este serviço em prática

- Anúncio -

No início do próximo ano, quem ligar de um celular para a central 135 do INSS não terá mais cobrança de tarifa. Ao menos essa é a intenção do  Ministério do Trabalho e Previdência.

 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

De acordo com o que a publicação no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 21, o Ministério abre uma licitação para contratação de uma empresa. Esta irá viabilizar a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de celular.

 

Atualmente, são gratuitas apenas as ligações feitas por telefone fixo. Quem liga para o 135 usando um celular, paga o preço de uma ligação local.

 

Dessa forma, a intenção é que essas ligações também sejam gratuitas, explica o Ministério do Trabalho e Previdência.

 

Conforme previsto no edital, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará apenas o que realmente utilizar na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro

Valores

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, o valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação.

 

Nesse sentido, a medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.

O que é a central 135 do INSS?

A Central de Atendimento 135 tem o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS. É um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

 

Atualmente, por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos para o número 135, são gratuitas. Contudo, a partir do celular há a cobrança da tarifa de custo de uma ligação local. E é exatamente isso que o Ministério da Previdência quer mudar.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias