INSS: qual o prazo para pedir a Revisão da Vida Toda?

Entenda o que é e quem tem direito a revisão da vida do INSS
- Anúncio -

A Revisão da Vida Toda é uma forma de calcular a média de todos os salários que é utilizada para calcular o valor do benefício que aposentado ou pensionista tem direito a receber. Assim, esse novo cálculo dá a parte dos beneficiários o direito de incluir no valor as contribuições feitas ao INSS antes do início do Plano Real em 1994. 

A ação judicial que deu origem a esse direito tinha como objetivo rever perdas na aposentadoria causadas na esteira da Reforma da Previdência de 1999. Dessa forma, essas perdas teriam ocorrido porque a partir desse ano o cálculo do valor do benefício foi feito apenas com os valores recolhidos depois da criação do Plano Real. 

- Anúncio -

Assim,  como essas contribuições não entraram no cálculo do benefício, quem contribui em planos econômicos diferentes do Real saíram no prejuízo na hora de se aposentar e agora podem solicitar que isso seja revisto.

Todavia, será que existe um prazo para entrar com a Revisão da Vida Toda? Esse e outros questionamentos você confere na leitura a seguir.

Quem tem direito a solicitar a revisão da vida toda?

Destaques sobre *** por e-mail

Tem direito a revisão da vida toda os aposentados ou pensionistas que cumpra os seguintes requisitos:

  • Se aposentaram depois de 1999, quando a Reforma da Previdência estabeleceu o recorte do início do plano real para o cálculo dos benefícios.
  • Solicitou a aposentadoria nos últimos 10 anos, porém, antes da Reforma da Previdência de 2019.

Se você cumpre esses requisitos, consulte um especialista para saber se vale a pena solicitar sua revisão.

Como solicitar a revisão de aposentadoria?

Para a solicitar a revisão da vida toda deve-se procurar um especialista que irá ajudar a fazer os cálculos necessários para saber se a ação será vantajosa para você.

Abaixo, alguns dos documentos necessários para entrar com essa ação caso ela seja realmente vantajosa: 

  • CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) completo;
  • Carta de concessão de benefício
  • Processo administrativo no INSS
  • Microfichas
  • Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

Qual o prazo para pedir a Revisão da Vida Toda?

O prazo para requerer a revisão da aposentadoria é de 10 anos. Para saber se você está dentro do prazo, basta considerar a primeira vez que você recebeu seu benefício de aposentadoria.

Todavia, se você não sabe a data, poderá entrar no aplicativo do MEU INSS e pesquisar essa informação. Você também pode ligar para a central de atendimento do INSS através do nº 135.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis