INSS vai pagar 14º salário este ano? Veja o que disse ministro
Ministério da Previdência já confirmou que vai antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)Por meio de um decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão, aliás, já foi publicada no Diário oficial da União (DOU).
Assim, os segurados poderão receber o saldo adicional ainda neste primeiro semestre, ou mais precisamente em duas parcelas pagas nos meses de abril e maio deste ano. Normalmente, estas liberações aconteciam apenas nos meses de novembro e dezembro.
E o 14º salário?
Considerando que os aposentados e pensionistas devem receber o 13º salário ainda no primeiro semestre, estas pessoas não receberão nenhum adicional no final do ano. Justamente em um momento de festas de natal e de ano novo.
Até mesmo por isso, existe um clamor por parte dos segurados para a criação de um 14º salário para este público. Assim, eles poderiam receber o 13º no primeiro semestre, e o 14º salário no segundo semestre.
É fato que existem alguns projetos em tramitação no congresso nacional que tentam emplacar a criação de um 14º salário para segurados do INSS. Mas também é fato que estes projetos estão travados e não possuem data para seguir a tramitação.
O que diz o ministro
Em entrevista ainda no ano passado, o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) foi perguntado sobre o assunto. Afinal de contas, o governo federal teria algum interesse em criar um 14º salário para os segurados do INSS?
Eis a resposta dada pelo ministro na ocasião:
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, afirma.
Esta foi uma entrevista concedida ainda em março de 2023, ou seja, há mais de um ano. Mas é provável que o ministro ainda não tenha mudado de opinião sobre o assunto.
Calendário do 13º salário
Com 14º salário ou não, fato é que os pagamentos das antecipações do 13º salário devem acontecer a partir do próximo dia 24 de abril.
Também é importante lembrar que um dos calendários é voltado apenas para as pessoas que recebem o equivalente ao piso previdenciário nacional, ou seja, R$ 1.412.
- Final do Benefício: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5;
- Final do Benefício: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5;
- Final do Benefício: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5;
- Final do Benefício: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5;
- Final do Benefício: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5;
- Final do Benefício: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6;
- Final do Benefício: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6;
- Final do Benefício: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6;
- Final do Benefício: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6;
- Final do Benefício: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6.
Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos voltado para os segurados que recebem qualquer valor acima de R$ 1.412.
- Final do Benefício: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6;
- Final do Benefício: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6;
- Final do Benefício: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6;
- Final do Benefício: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6;
- Final do Benefício: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6.